InícioEducaçãoPalácio Rio Branco e AEAARP anoitecerão iluminados de roxo hoje

Palácio Rio Branco e AEAARP anoitecerão iluminados de roxo hoje

- continua após a publicidade -

O Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, e a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), entidade com 70 anos de atuação, terão suas fachadas iluminadas de roxo hoje, 17, ao anoitecer. Eles aderiram à campanha Janeiro Roxo – Todos Contra a Hanseníase, realizada em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH).

O mês de janeiro e a cor roxa foram oficializados em 2016 para ações de conscientização sobre a hanseníase e, desde janeiro de 2017, a SBH promove a campanha no Brasil. O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase – são cerca de 30 mil novos casos por ano. Índia é o país com mais notificações. Brasil ainda concentra 90% dos casos notificados nas Américas.

A campanha ganhou também a adesão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e de concessionárias de rodovias no Rio de Janeiro que estão veiculando mensagens de alerta em centenas de painéis luminosos nas estradas.

Em Ribeirão Preto

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As unidades de saúde da cidade estão recebendo o curso Hanseníase na Atenção Básica, com aulas teóricas e práticas, além de busca ativa de casos suspeitos. O curso começou no ano passado e segue em 2019.

Site e redes sociais da Prefeitura estão compartilhando a cartilha educativa e o vídeo da campanha Todos Contra a Hanseníase.

A AEAARP manterá a fachada iluminada de roxo até o dia 31 de janeiro. “É papel da sociedade civil organizada contribuir para alertar e esclarecer a população sobre este e outros problemas sociais em que a população pode e deve participar”, diz o presidente da entidade, engenheiro Carlos Alencastre.

Doença tem cura

A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito, mas, segundo alerta do presidente da SBH, Claudio Salgado, existe uma endemia oculta no Brasil por falta de diagnóstico. A entidade alerta que muito pouco se fala de hanseníase criando ideia que ela não existe mais em nossa sociedade. Muitas pessoas têm um “conceito” jocoso e pecaminoso sobre a doença. Por isso, pacientes e familiares convivem, ainda hoje, com situações gravíssimas de preconceito. Porém, hanseníase é doença de notificação compulsória. “A pessoa diagnosticada entra em tratamento imediatamente e quando inicia o tratamento não transmite mais. A preocupação recai sobre quem não está diagnosticado”, ressalta Salgado.

Sinais da doença

O paciente pode ter áreas ou manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele com perda ou diminuição da sensibilidade ao tato, ao calor, ao frio e à dor, com ausência de pelos e do suor, além da perda de força nos membros. A doença é provocada por um bacilo.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Prefeitura inaugura duas novas escolas de educação infantil

Uma Unidade conta com 319 vagas, sendo 135 para crianças e outra para receber 420 alunos

João Rock anuncia 19ª edição para 11 de junho de 2022

Evento apresentará line-up e iniciará pré-venda de ingressos no dia 26 de outubro

Prainha de Rifaina reabre dia 03 de Novembro

Fechada desde março de 2020, afetou o turismo e comercio, obrigando muitos fecharem em definitivo.

Bolsonaro cria auxílio gás para famílias carentes

Saiba quem tem direito ao beneficio e como solicitar.

Como sempre turminha do PT usam retorica e chama vereadores de ‘machista, racista e elitista’

Por ser mulher e do PT a vereadora exige que seus projetos caminhem mais rápido do que os demais. Com salario e mordomia que recebe ela não faz parte da elite?
- PUBLICIDADE -