Início Educação O Livro de Rovana será lançado em Ribeirão Preto

O Livro de Rovana será lançado em Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Resultado de uma pesquisa de nove anos, ‘O Livro de Rovana’, de Joaquim Maria Botelho, será lançado em Ribeirão no próximo dia 14 de junho, às 18h30, no Centro Cultural Palace.
A obra traz a história de Rovana, portadora de uma síndrome quase desconhecida na época que aprendeu a ler e a escrever antes mesmo de aprender a falar.

De acordo com o escritor, a história mostra não só o paradigma do fora do comum, mas também o interesse público, pois mostra, a famílias que possam enfrentar situações semelhantes, métodos que funcionaram para a educação de uma pessoa que, para as escolas, não tinha possibilidade de progredir funcionalmente.

“Comecei o relato de Rovana fazendo-a narradora, em primeira pessoa. Não demorei a perceber que a estratégia narrativa não se verificaria eficiente. E, testemunha de tudo o que se passou, desde o nascimento da menina miudinha que tomava banho numa panela porque não havia bacia que a acomodasse sem risco de afogamento, tomei eu o papel de narrador. Foi o que deu certo na condução da história”,

relata Joaquim.
No prefácio da obra, o premiado escritor Menalton Braff escreve:

“Rovana foi uma criatura magra, miúda, mas com uma coragem muito maior do que ela para desrespeitar tantos limites. Um livro que agrada tanto pelo plano do conteúdo quanto pelo plano da expressão”.

O autor – Joaquim Maria Botelho é jornalista, com passagens pela Revista Manchete, TV Globo, TV Bandeirantes, jornal Vale Paraibano, Embraer e Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Assinou traduções do inglês (Cultrix, Global, Nova Aguilar) e do espanhol (Fundação Heinrich Böll, RAPS). Foi professor da Universidade de Taubaté, onde formou jornalistas que hoje atuam com destaque na imprensa nacional e internacional. Também tem mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Escreveu livros técnicos (como Redação empresarial sem mistérios) e um romance (Costelas de Heitor Batalha), além de biografias, ensaios de crítica literária e contos. Tem artigos e contos publicados na Argentina, Alemanha e Portugal. Presidiu a UBE – União Brasileira de Escritores-, entre 2010 e 2015.

Atualmente é empresário de comunicação e palestrante.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Parede falsa escondia respiradores novos em hospital dizem funcionários

Em Ribeirão Preto menos de 1% do dinheiro enviado pelo gov. Federal foi usado, estados com respiradores comprados em adega, e proibição do tratamento precoce. A morte é um grande negocio.

Com R$ 166 milhões em caixa, prefeitura gastou 0,65% com medicamentos para Covid

Quebrar o pequeno comerciante e fazer obras faraônicas, é a marca deste prefeito que se mostra um capacho do governo de SP

Ribeirão Preto abre hoje (17) agendamento para 2ª dose da CoronaVac em idosos de 69 a 71 anos

Cadastro pode ser feito pela internet ou por telefone. Ao todo, são 13,1 mil vagas disponíveis.

Novos exames mostram que câncer se espalhou pelo corpo de Covas

O câncer atingiu fígado e ossos, em 2019 foi descoberto um tumor no estômago, mas sofreu metástase e se espalhou

Ribeirão Preto já aplicou mais de 133 mil doses de vacina contra a Covid-19

Aproximadamente 47 mil munícipes, entre profissionais da saúde e idosos, já receberam a segunda dose da imunização
- PUBLICIDADE -