InícioEducaçãoAno Novo e a tradição das cores

Ano Novo e a tradição das cores

- continua após a publicidade -

Iniciar um novo ano é sempre estimulante. Aqueles que acreditam na força das tradições já pensam desde agora nas mais diversas formas de começar 2018 com o pé direito. Pular sete ondas, comer lentilha ou semente de romã e brindar à meia-noite são algumas das práticas mais comuns, mas famosa mesmo é a escolha das cores das roupas que simbolizam paz, amor, saúde e prosperidade.

Durante a noite do dia 31 de dezembro, além do tradicional branco, é possível visualizar diversas pessoas com vestimentas coloridas. Rosa, azul, verde e amarelo passam mensagens específicas sobre os desejos do próximo ano. Fauzi Tahan e Ana Vera Secani, docentes da área de moda do Senac Ribeirão Preto, explicam o significado dessa tradição: “A roupa do réveillon simboliza a abertura de uma nova jornada para o ano que inicia, com renovação e esperança de tempos melhores”.

Simbolicamente, os tons escolhidos para a data indicam sentimentos que estão estabelecidos na teoria das cores, e a mais usada ainda é o branco.  “A cor remete ao comportamento indumentário dos nossos maiores influenciadores brasileiros: os africanos, com forte ligação com as forças naturais das águas e do mar”, explica Fauzi. Para quem quiser optar pela tonalidade clara de forma mais moderna, o docente destaca que combinar camiseta branca básica ou clássica com jeans estonados (com uma aparência mais desgastada) é uma boa pedida.

Ana Vera complementa: “Os tons de nude ou off-white, coordenados com acessórios em banho ouro ou ouro rosé, geram um visual sofisticado. Tons claros de azul, amarelo, rosa e verde-água também são leves e cheios de sentido, e de quebra ressaltam a pele bronzeada do verão”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De acordo com os docentes, a modelagem pode alterar o equilíbrio do branco com roupas menos ajustadas e mais fluídas, quebrando a linha endurecida do tradicional. “Não precisa fugir do branco, mas uma boa composição é sempre uma excelente ideia para destacar o estilo e a autenticidade”, comenta Fauzi, que também fala sobre a importância de revisitar o armário. “Renove as batinhas e tente inserir os babados das ciganinhas, é uma estratégia para compor os looks”.

Para as roupas masculinas, Ana Vera destaca que shorts, bermudas ou calças com barras dobradas e camisas estilo bata são um charme. “O uso de acessórios no universo masculino tem sido cada vez mais comuns. Gravatinhas borboletas, suspensórios, chapéus e lenços compõem looks originais quando coordenados com peças em tons neutros, como palha, branco e camurça”.

Ainda no universo masculino, Fauzi indica que os homens precisam, antes de qualquer coisa, fazer uma análise crítica sobre conseguir ou não carregar um visual que chame a atenção. “É preciso observar as linhas de modelagem que favorecem o biótipo e procurar equilibrar a elegância com o bom senso. Os acessórios são muito importantes. Cintos, calçados, pulseiras e colares são bem-vindos, principalmente para os mais jovens”.

Os profissionais do Senac também orientam que todos podem e devem usar as cores a seu favor. “Elas têm vibrações que são capazes de realmente interferir no nosso cotidiano. Com isso, cada tonalidade tem uma proposta de influenciar a vida por meio de seus efeitos. O amarelo, por exemplo, assemelha-se à cor irradiada pelo sol, que tem o poder de gerar a vida pelo calor. Com isso, temos a prosperidade, abundância e alegria; já o rosa é como uma flor que emana delicadeza, beleza, gentileza e aconchego, assim como o amor; e o verde é floresta, flora, fonte rica curadora, que remete à saúde”, explica Ana Vera.

“Depois dessas explicações sobre as cores e dicas para o look da virada, desejo que 2018 signifique um arco-íris de boas e renovadas possibilidades”, finaliza Fauzi.

Serviço:

Senac Ribeirão Preto

Endereço: Avenida Capitão Salomão, 2.133 – Jardim Mosteiro

Informações: 16 2111-1200

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -