O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, participou de um dos painéis do seminário Abertura de Safra Cana 2017/2018, realizado pela consultoria Datagro, na tarde desta terça-feira, dia 21 de março, em Ribeirão Preto. Essa é a primeira edição do evento, que teve como propósito reunir os principais líderes do setor, usinas, produtores e fornecedores de cana, para debater desafios e apresentar análises inovadoras para a atual safra de cana-de-açúcar.
Sobre a safra 2017/2018 que terá início a partir de abril – a usina Batatais deverá ser a primeira unidade a iniciar a safra -, Duarte Nogueira ressaltou aos participantes que está na torcida para que as expectativas sejam positivas e se confirmem para o setor.
“Vocês são planejadores, investidores e pessoas extremamente sintonizadas com a torcida, mas com o pé no chão de que a economia está de fato melhorando”, frisou.
Este ano, segundo os especialistas do setor, a previsão é de uma safra com queda de 5% na moagem, em função do envelhecimento dos canaviais de 18 meses para a safra 17/18; menos Açúcar Total Recuperado (ATR); com menos cana bisada, ou seja, cana que não foi colhida de um ano para outro; e pelo menos na região de Ribeirão Preto, com maior foco na produção de açúcar, sobretudo, pela variação dos preços dessa commodity no mercado externo, com a demanda que vem ocorrendo na Índia.
O agronegócio paulista apresentou crescimento de 64% nas exportações em comparação a janeiro de 2016 com mesmo período deste ano.
Entre os temas discutidos pelos especialistas ao longo da programação estiveram a Avaliação de mercado: Safra 2017/18; Finanças – Novas fontes de financiamento (mercado de capitais, IPO, M&A); Administração de risco no setor sucroenergético; Futuro da regulação; e a janela de oportunidade para continuar avançando no setor sucroenergético.
Além do anfitrião, Plínio Nastari, nomes importantes do agronegócio brasileiro estiveram presentes para disseminar as informações: o diretor da Sucden do Brasil, Luis Silvestre Coelho; diretor comercial da Louis Dreyfus Brasil, Carlos Franco; o presidente da Coruripe, Jucelino Sousa; o ex-secretário de Política Agrícola, do Mapa, Ivan Wedekin; o diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do MME, Miguel Ivan Oliveira; o coordenador-geral de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Mapa, Cid Jorge Caldas; o presidente do Forum Nacional Sucroenergético, André Rocha; o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Deputado Arnaldo Jardim.