InícioEconomiaPrévia da inflação é a menor para o mês de janeiro desde...

Prévia da inflação é a menor para o mês de janeiro desde 1995 – Essa ditadura até que não esta sendo ruim

- continua após a publicidade -

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (23) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15. A taxa é uma prévia da inflação oficial do país e ficou em 0,30% em janeiro.

Esta foi a taxa mais baixa para o mês de janeiro desde 1994, ano da implantação do Plano Real. O acumulado dos últimos 12 meses ficou em 3,77%, abaixo dos 3,86% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. O valor ficou 0,02 pontos percentuais acima da inflação de 2018, que fechou o ano em 3,75%.

Os setores de transporte e vestuário, que registraram deflação de 0,47% e 0,16%, respectivamente, entre dezembro e janeiro, contribuíram para conter a inflação no período. Em compensação, o setor de alimentos e bebidas registrou a maior alta entre os grupos pesquisados, de 0,87%. O grupo foi responsável pelo maior impacto no indicador mensal.

Segundo o instituto, o principal fator que motivou a alta foram os preços das frutas e das carnes, que tiveram variação, respectivamente, de 6,52% e 1,72% na comparação com o mês anterior.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

11 regiões foram analisadas pelo IBGE. Apenas Curitiba registrou deflação em janeiro, puxada pelas quedas de 3,55% no preço da gasolina e de 1,9% na tarifa de energia elétrica. Já a região metropolitana de Salvador teve a maior alta, puxada justamente pelo aumento de 10% nos preços das frutas e de 4,60% no valor das carnes.

Para o cálculo do IPCA-15, os valores foram coletados no período de 13 de dezembro de 2018 a 15 de janeiro de 2019 e comparados com aqueles vigentes de 13 de novembro a 12 de dezembro de 2018. O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
- PUBLICIDADE -