InícioEconomiaFinanças pessoais: Especialista dá dicas para começar o ano com a vida...

Finanças pessoais: Especialista dá dicas para começar o ano com a vida financeira em dia

- continua após a publicidade -

O planejador financeiro Leonardo Facchini explica que a organização financeira parte de uma profunda reflexão entre os membros da família, que juntos precisam chegar a um consenso de como é gasto o dinheiro da renda familiar.

“Encontrar o equilíbrio entre a vida presente e a futura é o ideal. Gastar tudo que se ganha é matar o futuro aos poucos, afinal não teremos a mesma força de trabalho na terceira idade, por isso poupar parte do dinheiro atual para projetos futuros é fundamental. O diálogo sobre o futuro é a base de um bom planejamento financeiro. Mesmo se for solteiro e morar sozinho, o questionamento deve ser feito consigo mesmo, onde quer estar daqui 20 anos? Isso ajuda a definir o equilíbrio entre o presente e o futuro”, orienta Facchini.

Ele explica também que ter uma boa saúde financeira é o resultado de hábitos diários e que os resultados serão obtidos ao longo do tempo. “Assim como quase tudo na vida, organizar a situação financeira pessoal leva tempo, exige cuidado, paciência e principalmente disciplina”.

Ainda, ressalta a importância de analisar o impulso de consumo. “O principal cuidado é entender que não precisamos ter coisas para exercer nosso propósito. Não apenas em momento de crise, como o atual, mas é importante gastar e comprar apenas se tiver o dinheiro. E, todos os meses gastar menos do que se ganha”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“No mundo capitalista existe, principalmente, dois personagens: os que pagam juros e os que recebem juros, nosso desafio é entrar para o grupo dos que recebem juros e fazem o dinheiro render. Toda vez que pagamos juros estamos comprando alguma coisa da qual não temos condições e pagando muito mais caro, enquanto quem recebe juros e tem reservas pode comprar o mesmo item pagando menos do que vale, negociando um bom desconto à vista”, acrescenta.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -