InícioEconomiaFinanças pessoais: Especialista dá dicas para começar o ano com a vida...

Finanças pessoais: Especialista dá dicas para começar o ano com a vida financeira em dia

- continua após a publicidade -

O planejador financeiro Leonardo Facchini explica que a organização financeira parte de uma profunda reflexão entre os membros da família, que juntos precisam chegar a um consenso de como é gasto o dinheiro da renda familiar.

“Encontrar o equilíbrio entre a vida presente e a futura é o ideal. Gastar tudo que se ganha é matar o futuro aos poucos, afinal não teremos a mesma força de trabalho na terceira idade, por isso poupar parte do dinheiro atual para projetos futuros é fundamental. O diálogo sobre o futuro é a base de um bom planejamento financeiro. Mesmo se for solteiro e morar sozinho, o questionamento deve ser feito consigo mesmo, onde quer estar daqui 20 anos? Isso ajuda a definir o equilíbrio entre o presente e o futuro”, orienta Facchini.

Ele explica também que ter uma boa saúde financeira é o resultado de hábitos diários e que os resultados serão obtidos ao longo do tempo. “Assim como quase tudo na vida, organizar a situação financeira pessoal leva tempo, exige cuidado, paciência e principalmente disciplina”.

Ainda, ressalta a importância de analisar o impulso de consumo. “O principal cuidado é entender que não precisamos ter coisas para exercer nosso propósito. Não apenas em momento de crise, como o atual, mas é importante gastar e comprar apenas se tiver o dinheiro. E, todos os meses gastar menos do que se ganha”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“No mundo capitalista existe, principalmente, dois personagens: os que pagam juros e os que recebem juros, nosso desafio é entrar para o grupo dos que recebem juros e fazem o dinheiro render. Toda vez que pagamos juros estamos comprando alguma coisa da qual não temos condições e pagando muito mais caro, enquanto quem recebe juros e tem reservas pode comprar o mesmo item pagando menos do que vale, negociando um bom desconto à vista”, acrescenta.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Globo perde audiência na TV enquanto Casimiro bate recorde no YouTube em transmissão do jogo do Brasil na Copa

Enquanto a audiência da TV caiu, os números do streamer Casimiro Miguel cresceram, mostrando a força das transmissões on-line neste Mundial.

Vacinados representam a maioria das mortes por covid nos EUA

Números de agosto mostram que mais pessoas vacinadas morreram do que as não vacinadas

Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção

É a primeira vez que isso acontece em 40 anos no Havaí, nos EUA

Ri Happy tem mais de 1.800 vagas disponíveis para candidatura gratuita na Catho

Oportunidades são destinadas para diversos níveis e áreas

Alto Comando divulga Carta Aberta: ‘retorno ao estado de direito e à observância de preceitos constitucionais’

O General do Exército Marco Antonio Freire e oficiais da reserva das Forças Armadas subscreveram uma Carta Aberta onde reforçam o comprometimento com a...
- PUBLICIDADE -