Início Economia Finanças pessoais: Especialista dá dicas para começar o ano com a vida...

Finanças pessoais: Especialista dá dicas para começar o ano com a vida financeira em dia

- continua após a publicidade -

O planejador financeiro Leonardo Facchini explica que a organização financeira parte de uma profunda reflexão entre os membros da família, que juntos precisam chegar a um consenso de como é gasto o dinheiro da renda familiar.

“Encontrar o equilíbrio entre a vida presente e a futura é o ideal. Gastar tudo que se ganha é matar o futuro aos poucos, afinal não teremos a mesma força de trabalho na terceira idade, por isso poupar parte do dinheiro atual para projetos futuros é fundamental. O diálogo sobre o futuro é a base de um bom planejamento financeiro. Mesmo se for solteiro e morar sozinho, o questionamento deve ser feito consigo mesmo, onde quer estar daqui 20 anos? Isso ajuda a definir o equilíbrio entre o presente e o futuro”, orienta Facchini.

Ele explica também que ter uma boa saúde financeira é o resultado de hábitos diários e que os resultados serão obtidos ao longo do tempo. “Assim como quase tudo na vida, organizar a situação financeira pessoal leva tempo, exige cuidado, paciência e principalmente disciplina”.

Ainda, ressalta a importância de analisar o impulso de consumo. “O principal cuidado é entender que não precisamos ter coisas para exercer nosso propósito. Não apenas em momento de crise, como o atual, mas é importante gastar e comprar apenas se tiver o dinheiro. E, todos os meses gastar menos do que se ganha”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“No mundo capitalista existe, principalmente, dois personagens: os que pagam juros e os que recebem juros, nosso desafio é entrar para o grupo dos que recebem juros e fazem o dinheiro render. Toda vez que pagamos juros estamos comprando alguma coisa da qual não temos condições e pagando muito mais caro, enquanto quem recebe juros e tem reservas pode comprar o mesmo item pagando menos do que vale, negociando um bom desconto à vista”, acrescenta.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Terceiro titulo da temporada: Palmeiras vence a copa do Brasil

Gols de Wesley e Gabriel Menino confirmaram a 3ª conquista do Alviverde na temporada. Antes, venceu o Paulistão e a Libertadores

Doria entra com queixa-crime contra vizinha que gravou vídeo

Doria nega e a mulher que gravou vídeo se diz ameaçada por ele ( veja o vídeo). Do ditadorzinho não pode-se esperar a verdade.

República Tcheca autoriza o uso da ivermectina no combate da covid-19

Esta semana publicamos que o Japão também autorizou uso do medicamento para a mesma finalidade. Link na matéria

Em breve na cidade de Serrana não ocorrerá mais casos de Covid

Até sábado (6), 17.968 voluntários receberam doses pela penúltima fase do estudo, que segue neste domingo (7).

Dia Internacional da Mulher: Exames que toda mulher precisa fazer

O Dia Internacional da Mulher lembrado em 8 de março é importante para celebrar as lutas, conquistas e méritos das mulheres de todo o mundo.
- PUBLICIDADE -