InícioEconomiaDeflação: IBGE registra queda nos preços pelo 3º mês seguido

Deflação: IBGE registra queda nos preços pelo 3º mês seguido

Os alimentos têm o maior peso no resultado de setembro

- continua após a publicidade -

Os alimentos têm o maior peso no resultado de setembro

Setembro foi o terceiro mês seguido de deflação no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda dos preços aparece nos dois principais indicadores do órgão que medem a variação do custo de vida no país. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 11.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em -0,29% em setembro, mantendo a sequência de queda de agosto (-0,36%) e de julho (-0,68%). E o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrou -0,32% no mês passado, depois dos recuos de agosto (-0,31%) e de julho (-0,60%).

Com os recuos, o acumulado do ano para o IPCA caiu de 4,39% para 4,09%. E o INPC foi de 4,65% para 4,32%. Para 12 meses, o IPCA está em 7,17%. Nos dois índices, alimentação teve o maior peso para a queda de setembro, influenciando em praticamente 22% para o IPCA e 25% para o INPC.

“Os alimentos vinham apresentando crescimento desde o começo do ano, inclusive altas fortes em março (2,42%) e abril (2,06%)”, afirma Pedro Kislanov, gerente da pesquisa. “Essa queda de setembro [-0,51%] é a primeira desde novembro de 2021 (-0,04%).”

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além disso, os transportes tiveram queda expressiva no IPCA (-1,98%).

“Os combustíveis e, principalmente, a gasolina têm um peso muito grande dentro do IPCA”, comentou Kislanov. “Em julho, o efeito foi maior por conta da fixação da alíquota máxima de ICMS, mas, além disso, temos observado reduções no preço médio do combustível vendido para as distribuidoras, o que tem contribuído para a continuidade da queda dos preços.”

publicidade
publicidade

“Paz no trânsito começa por você” é o tema do movimento Maio Amarelo 2024

Especialistas refletem sobre a importância da campanha e dão dicas importantes para os motoristas

McDia Feliz 2024 acontece em 24 de agosto e valor do tíquete de Big Mac será de R$19,00

Na data, o valor arrecadado com as vendas do sanduíche será revertido para causas infantojuvenis apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald e Instituto Ayrton Senna

 VOEPASS apoia transporte e distribuição de doações da Campanha “Voe Junto pelo RS”

Aeronave da companhia fará voos em pontos estratégicos da região nos próximos dias

Paixão solidária: encontro de carros antigos em Ribeirão Preto arrecada toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil

Encontro anual de carros antigos, California Volks Brothers reforça cunho solidário com doações de alimentos

Programa de Escolarização qualifica colaboradores do RibeirãoShopping e do ShoppingSantaÚrsula

SantaÚrsula Iniciativa da Multiplan tem como objetivo a certificação dos ensinos fundamental e médio aos lojistas e colaboradores dos empreendimentos O RibeirãoShopping e o ShoppingSantaÚrsula, em...
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile