InícioDiversosNo Dia Mundial do Refugiado (20/06), a Secretaria de Desenvolvimento Social de...

No Dia Mundial do Refugiado (20/06), a Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo destaca que 23% continuaram no acolhimento em 2017 até conquistarem autonomia

- continua após a publicidade -

Em 2016, 43% dos refugiados que estiveram na Casa de Passagem Terra Nova conseguiram emprego. Dos 85 acolhidos no espaço, 37 foram inseridos no mercado de trabalho, de modo formal ou informal, em profissões, como cabeleireiro, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, mecânico e professor de inglês. Destes, 21 são homens e 16, mulheres, com idade entre 24 e 50 anos.

Além disso, 20 refugiados, representando 23% do total, continuaram no acolhimento em 2017 até arranjar emprego e/ou conquistar autonomia. Muitas famílias também são encaminhadas para a CROPH (Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana), parceira da Casa, que tem programas específicos para mães com filhos.

A Casa de Passagem Terra Nova funciona 24 horas e oferece apoio social, psicológico e jurídico, além de atividades de convivência, pedagógicas e culturais; orientação profissional e jurídica; oficinas de idioma; auxílio para inclusão produtiva; e encaminhamentos para toda rede de políticas públicas necessárias ao empoderamento e fortalecimento dos usuários e a garantia de seus direitos.

Este é o primeiro equipamento de acolhimento social do Estado de São Paulo para solicitantes de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas. Atende prioritariamente famílias com filhos de até 18 anos e mulheres grávidas. Desde a inauguração, em outubro de 2014, o espaço acolheu mais de 350 pessoas do Congo, Angola, Serra Leoa, Camarões, Gana, Guiné, Nigéria e Síria.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, o objetivo do Governo é proporcionar o acolhimento seguro e digno para aqueles que, por escolha ou destino, encontram em São Paulo as possibilidades de um recomeço. “São conquistas que vão desde o acesso a direitos básicos de saúde e documentação até o conhecimento da língua portuguesa e a inserção no mercado de trabalho”, disse.

Os refugiados ficam, em média, seis meses no local, que tem 50 vagas. A Casa de Passagem possui 10 quartos com banheiros internos, área de convivência, brinquedoteca, refeitório, lavanderia, copa e salas de atendimento individualizado. Os encaminhamentos para atendimento são realizados pela Cáritas, Missão Paz, Posto Humanizado de Guarulhos e pela Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania.

publicidade
publicidade

“Paz no trânsito começa por você” é o tema do movimento Maio Amarelo 2024

Especialistas refletem sobre a importância da campanha e dão dicas importantes para os motoristas

McDia Feliz 2024 acontece em 24 de agosto e valor do tíquete de Big Mac será de R$19,00

Na data, o valor arrecadado com as vendas do sanduíche será revertido para causas infantojuvenis apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald e Instituto Ayrton Senna

 VOEPASS apoia transporte e distribuição de doações da Campanha “Voe Junto pelo RS”

Aeronave da companhia fará voos em pontos estratégicos da região nos próximos dias

Paixão solidária: encontro de carros antigos em Ribeirão Preto arrecada toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil

Encontro anual de carros antigos, California Volks Brothers reforça cunho solidário com doações de alimentos

Programa de Escolarização qualifica colaboradores do RibeirãoShopping e do ShoppingSantaÚrsula

SantaÚrsula Iniciativa da Multiplan tem como objetivo a certificação dos ensinos fundamental e médio aos lojistas e colaboradores dos empreendimentos O RibeirãoShopping e o ShoppingSantaÚrsula, em...
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile