InícioDiversosImunidade contra covid cai 6 meses após vacinação, aponta estudo

Imunidade contra covid cai 6 meses após vacinação, aponta estudo

O estudo foi realizado com dados de cerca de 1 milhão de usuários do aplicativo Zoe, lançado por um grupo privado de mesmo nome.

- continua após a publicidade -

Eficácia da Pfizer cai para 74% e da AstraZeneca, para 67%; cientistas consideram ‘urgente dose de reforço’

A proteção contra o coronavírus conferida pelas vacinas Pfizer e AstraZeneca diminui significativamente após 6 meses, indicou um estudo britânico nesta quarta-feira (25), cujos autores defendem doses de reforço.

Um mês após a segunda dose, a eficácia da vacina Pfizer é de 88%, uma proteção contra possíveis infecções que cai para 74% entre cinco e seis meses após a injeção, de acordo com a última análise do estudo Zoe Covid.

Para a vacina AstraZeneca, a eficácia vai de 77% um mês após a segunda dose a 67% entre quatro e cinco meses depois.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O estudo foi realizado com dados de cerca de 1 milhão de usuários do aplicativo Zoe, lançado por um grupo privado de mesmo nome.

Pesquisadores do King’s College London e a equipe de Zoe analisaram os dados de infecções que ocorreram entre 26 de maio e 31 de julho de 2021 em pessoas vacinadas que baixaram o aplicativo entre 8 de dezembro e 3 de julho de 2021.

A campanha de vacinação britânica, que aplicou uma segunda dose a 77% dos maiores de 16 anos, deu prioridade a idosos e pessoas em situação de risco, assim como profissionais de saúde.

Na opinião dos pesquisadores do King’s College, a proteção, portanto, diminuiu mais nesses grupos.

Imagem ilustrativa / Espécie é a mais utilizada para testes de medicamentos em todo o mundo.

O professor Tim Spector, cientista que liderou o projeto, alertou que isso poderia ser “menos de 50% em idosos e trabalhadores de saúde para o inverno”.

Se este número se referir a infecções e não a formas graves, pode significar “um aumento das hospitalizações e dos óbitos” se o país enfrentar níveis elevados de infecção e uma variante altamente contagiosa.

A pesquisadora considera, então, “urgente fornecer doses de reforço”, bem como estudar se é conveniente imunizar menores com base nas vacinas disponíveis.

Vários países estudam administrar uma dose de reforço, inclusive o Reino Unido que quer propor a vacina para pessoas em situação de risco a partir de setembro, apesar da relutância da OMS (Organização Mundial da Saúde).

publicidade
publicidade

Senac Ribeirão Preto oferta cerca de 850 bolsas de estudo 100% gratuitas para o próximo bimestre

São oportunidades de cursos livres e técnicos em diversas áreas do conhecimento, entre elas gastronomia, moda, tecnologia da informação  e saúde O primeiro semestre segue...

Outback promove experiência especial para celebrar o Dia das Mães

No dia 12 de maio, ao pedir dois pratos principais em qualquer uma das unidades participantes, elas serão agraciadas com uma surpresa especial como forma de homenagear sua importância e dedicação.

RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula passam a disponibilizar cordões de girassol

Cerca de 10 mil cordões de girassol serão distribuídos nos shoppings da rede, incluindo o RibeirãoShopping e o SantaÚrsula, em Ribeirão Preto.

ShoppingSantaÚrsula celebra o Dia das Mães com apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

O almoço do Dia das Mães será ainda mais especial para os clientes do ShoppingSantaÚrsula. O empreendimento promove uma apresentação exclusiva com o quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, neste domingo, dia 12

Evento gratuito oferece troca de experiências sobre maternidade, família, profissão e saúde da mulher

O encontro, que tem a parceria da Bem te quero 60+ com a Le Petit Marché, acontece neste sábado, dia 11 de maio, às 9 horas, com a participação de profissionais de diferentes áreas da saúde
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile