Início Diversos Evento neste próximo sábado em Ribeirão Preto formaliza criação de ONG em...

Evento neste próximo sábado em Ribeirão Preto formaliza criação de ONG em defesa das abelhas

- continua após a publicidade -

A luta pela preservação das abelhas, os principais polinizadores do planeta, responsáveis diretamente pela produção de mais de 70% das culturas agrícolas e de 85% das plantas com flores, está dando um importante passo nesse próximo sábado, dia 20 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Nesta data, será realizado um evento de criação da Organização de Proteção às Abelhas Bee or not to be, associação socioambientalista que reunirá cientistas, professores, produtores, empresários, agricultores, autoridades e defensores da causa.

O evento tem início às 8h30 e vai até às 13 horas no Anfiteatro do Edifício Iguatemi Empresarial, localizado no Shopping Iguatemi de Ribeirão Preto. A programação inclui quatro palestras, a assembleia de constituição da ONG, o lançamento de uma publicação e a inauguração da sede oficial da entidade, a Sala Bee 1314, no 13º andar do mesmo edifício.

A primeira palestra do evento terá como tema “A importância das abelhas, polinização e agricultura”, da Profa. Dra. Kátia Peres Gramacho, da UFERSA/RN, vice-presidente da Comissão Científica da CBA (Confederação Brasileira de Apicultura). Em seguida, o Prof. Dr. Ademilson Soares Espencer, especialista em meliponicultura da USP/RP, discorrerá a respeito de “Abelhas nativas brasileiras, biodiversidade e sustentabilidade”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“O desaparecimento das abelhas” é a próxima palestra, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, especialista em genética de abelhas, da USP-RP e UFERSA/RN, e presidente da ONG Bee or not to be. No encerramento dessa primeira parte do evento, Daniel Malusá Gonçalves, publicitário e coordenador da ONG Bee or not to be, apresentará o atual estágio da campanha internacional “Sem Abelha, Sem Alimento” (www.semabelhasemalimento.com.br), lançada em 2013.

Durante a programação, os organizadores irão reforçar o apoio à instituição do 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha (proposta em trâmite de aprovação na ONU); e a comemoração do 22 de maio, Dia do Apicultor no Brasil. Além disso, haverá o lançamento da segunda edição do já bem-sucedido “Caderno de Atividades para Educação Ambiental: Sem Abelha, Sem Alimento”, dos autores Rosane Peruchi e Lionel Gonçalves, que traz um rico conteúdo pedagógico para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O ponto focal do evento será a assembleia de constituição da Organização de Proteção às Abelhas “Bee or not to be”.

“A campanha Bee or Not to Be nasceu de uma iniciativa do CETAPIS-RN, e, hoje, tendo se tornado um expressivo movimento de proteção às abelhas, naturalmente nos exigiu a constituição de uma ONG, independente e específica, para atuar com foco no apoio e desenvolvimento de ações de defesa, elevação e manutenção da vida de todas as espécies de abelhas e do meio ambiente, no Brasil e na América Latina, através das atividades de educação profissional e ambiental, bem como de estudos científicos”, afirma Lionel Segui Gonçalves, presidente da Bee or not to be.

“Vamos a partir de agora, com mais estrutura e experiência, sugerir, coordenar e executar projetos, publicações, pesquisas, campanhas e eventos visando o fortalecimento dessa importante causa de proteção às abelhas”, finaliza ele.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Realmente Ribeirão é uma cidade especial e USP afirma caso raríssimo e reinfecção de Covid

É o segundo caso comprovado de reinfecção no mundo. Besse curto espaço de tempo é improvável", explica Florian Krammer, virologista da Icahn School of Medicine at Mount Sinai

Casos de dengue têm queda pelo quarto mês consecutivo em Ribeirão Preto

A dengue caiu justamente no periodo da pandemia, chikungunya zerou. Estranho os mosquitos entraram em quarentena ou casos foram notificados em outra doença?

Acesso à avenida Presidente Vargas será interditado para construção de túnel

Interdição para obra do programa Ribeirão Mobilidade começa nesta quinta-feira, dia 6 de agosto

Quem teve resfriado comum pode ter imunidade à COVID-19, diz estudo

De acordo com um estudo realizado na Alemanha, pacientes podem possuir imunidade caso já tenham sido infectadas por outros tipos resfriados mais amenos.

Entrevias doa ambulância ao HC de Ribeirão Preto para reforço no atendimento a pacientes

Unidade de emergência de suporte avançado será usada principalmente para fazer o traslado de pacientes entre os hospitais sob a gestão do HC
- PUBLICIDADE -