InícioDiversosEvento neste próximo sábado em Ribeirão Preto formaliza criação de ONG em...

Evento neste próximo sábado em Ribeirão Preto formaliza criação de ONG em defesa das abelhas

- continua após a publicidade -

A luta pela preservação das abelhas, os principais polinizadores do planeta, responsáveis diretamente pela produção de mais de 70% das culturas agrícolas e de 85% das plantas com flores, está dando um importante passo nesse próximo sábado, dia 20 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Nesta data, será realizado um evento de criação da Organização de Proteção às Abelhas Bee or not to be, associação socioambientalista que reunirá cientistas, professores, produtores, empresários, agricultores, autoridades e defensores da causa.

O evento tem início às 8h30 e vai até às 13 horas no Anfiteatro do Edifício Iguatemi Empresarial, localizado no Shopping Iguatemi de Ribeirão Preto. A programação inclui quatro palestras, a assembleia de constituição da ONG, o lançamento de uma publicação e a inauguração da sede oficial da entidade, a Sala Bee 1314, no 13º andar do mesmo edifício.

A primeira palestra do evento terá como tema “A importância das abelhas, polinização e agricultura”, da Profa. Dra. Kátia Peres Gramacho, da UFERSA/RN, vice-presidente da Comissão Científica da CBA (Confederação Brasileira de Apicultura). Em seguida, o Prof. Dr. Ademilson Soares Espencer, especialista em meliponicultura da USP/RP, discorrerá a respeito de “Abelhas nativas brasileiras, biodiversidade e sustentabilidade”.

“O desaparecimento das abelhas” é a próxima palestra, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, especialista em genética de abelhas, da USP-RP e UFERSA/RN, e presidente da ONG Bee or not to be. No encerramento dessa primeira parte do evento, Daniel Malusá Gonçalves, publicitário e coordenador da ONG Bee or not to be, apresentará o atual estágio da campanha internacional “Sem Abelha, Sem Alimento” (www.semabelhasemalimento.com.br), lançada em 2013.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Durante a programação, os organizadores irão reforçar o apoio à instituição do 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha (proposta em trâmite de aprovação na ONU); e a comemoração do 22 de maio, Dia do Apicultor no Brasil. Além disso, haverá o lançamento da segunda edição do já bem-sucedido “Caderno de Atividades para Educação Ambiental: Sem Abelha, Sem Alimento”, dos autores Rosane Peruchi e Lionel Gonçalves, que traz um rico conteúdo pedagógico para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O ponto focal do evento será a assembleia de constituição da Organização de Proteção às Abelhas “Bee or not to be”.

“A campanha Bee or Not to Be nasceu de uma iniciativa do CETAPIS-RN, e, hoje, tendo se tornado um expressivo movimento de proteção às abelhas, naturalmente nos exigiu a constituição de uma ONG, independente e específica, para atuar com foco no apoio e desenvolvimento de ações de defesa, elevação e manutenção da vida de todas as espécies de abelhas e do meio ambiente, no Brasil e na América Latina, através das atividades de educação profissional e ambiental, bem como de estudos científicos”, afirma Lionel Segui Gonçalves, presidente da Bee or not to be.

“Vamos a partir de agora, com mais estrutura e experiência, sugerir, coordenar e executar projetos, publicações, pesquisas, campanhas e eventos visando o fortalecimento dessa importante causa de proteção às abelhas”, finaliza ele.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -