A enfermeira Eliane Britto, responsável pela Clínica e Hotel Geriátrico Reviver, destaca que os cuidados prestados à terceira idade – saúde do idoso – consistem em manter a estabilidade física, mental e social. “É importante ter uma vida ativa”.
“Sabe-se que o processo de envelhecimento traz consigo várias transformações físicas, as quais podem acarretar doenças e outras dificuldades que interferem em suas atividades de vida diária. Porém, não se deve associar esta etapa de vida com incapacidade. Não podemos impor limitações apenas pela idade”, completa.
Ainda, Eliane acrescenta que a família pode auxiliar no processo de melhoria na qualidade de vida do idoso, através de atividades e tratamentos adequados com a autonomia e limitações.
“Diante do envelhecimento populacional, o objetivo do atendimento à saúde deixa de ser apenas o de prolongar a vida, mas principalmente de garantir a capacidade funcional do indivíduo, de modo que esse possua autonomia e independência pelo maior tempo possível. E é importante ressaltar que o envelhecimento pode ser acelerado pelo ambiente físico e social e por mecanismo ineficazes para lidar com estressores (indicadores de estresse) e estilo de vida não saudável”.
Agora, confira algumas dicas elaboradas pela Eliane para que as pessoas da melhor idade tenham mais qualidade de vida:
– Ambiente seguro, tranquilo e humanizado; já que sabemos que a maioria das fraturas ósseas estão relacionadas à queda;
– Hidratação; o idoso apresenta maior facilidade para desidratar;
– Nutrição adequada, de acordo com as necessidades biológicas;
– Cuidados com a pele – usar sempre protetor solar;
– Exercícios físicos.