InícioDiversosCaminhada do Calvário irá reunir milhares de fiéis nesta sexta-feira, 7

Caminhada do Calvário irá reunir milhares de fiéis nesta sexta-feira, 7

A 38ª edição do tradicional evento religioso terá a participação de cerca de 80 pessoas, entre atores, voluntários e produção

- continua após a publicidade -

A 38ª edição do tradicional evento religioso terá a participação de cerca de 80 pessoas, entre atores, voluntários e produção

Após três anos de espera, chegou o dia de rever um dos eventos religiosos mais tradicionais de Ribeirão Preto. O Teatro de Arena recebe nesta sexta-feira, dia 7 de abril, a partir das 17h, a encenação da “38ª Caminhado do Calvário – A encenação da Paixão de Cristo”, uma realização da Secretaria da Cultura e Turismo.

A encenação do Calvário, que retrata as últimas horas de Jesus Cristo antes da crucificação, tem produção cênica e teatral dos grupos Divino Ato e Porão, com figurino e curadoria realizados pela Carminha Rezende e Ricardo Cione. A 38ª edição do tradicional evento religioso terá a participação de cerca de 80 pessoas, entre atores, voluntários e produção.

O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, destaca a retomada da encenação da Caminhada do Calvário. “Fizemos questão de investir em atuações profissionais pela relevância que a história possui em Ribeirão Preto, para exaltar os artistas da cidade e emocionar o público, sem esquecer a união dos fiéis e voluntários que historicamente participam desta produção”, disse.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O primeiro passo para a construção da encenação, foi criar um texto que somasse todas as versões anteriores das caminhadas, com o desafio de contar uma história que mantivesse a tradição da Caminhado do Calvário. Após as pesquisas realizadas pelos grupos de teatros, que serviram de base para a história ser o mais fiel possível à Bíblia, chegou ao texto final com as cenas essenciais para a história da Paixão de Cristo.

Começou então o intenso cronograma de ensaios. Foram 13 em um período de cerca de 15 dias, com o primeiro ensaio, chamado de “trabalho de mesa”, que consiste em reunir todo o elenco e direção em roda, para ler o roteiro, tirar dúvidas sobre os personagens e iniciar uma ideia de construção para cada uma delas. Nesse momento, todo o elenco se muniu de pesquisas e da opinião dos curadores, para construir o espetáculo embasados na fé cristã.

Os primeiros ensaios começaram com os atores que interpretam papéis de mais destaque e que possuem falas, pois eles precisam de mais ensaios para entender as dinâmicas da apresentação. Após os primeiros ensaios, o elenco de voluntários, um time formado por fiéis que contam essa história há anos na cidade, foi integrado, formando o grupo final que se apresentará no Teatro de Arena.

arquivo

Patrimônio Imaterial

A Caminhada do Calvário tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Ribeirão Preto, por Decreto-Lei nº 12.924, em dezembro de 2012. Do latim, Via Crucis é o Caminho da Cruz, o trajeto seguido por Jesus Cristo, do momento em que é condenado à morte até o sepultamento.

Um costume que teve origem no século XI, onde os cristãos que percorriam os lugares sagrados em Jerusalém veneravam os pontos mais expressivos da Paixão de Cristo. Tal tradição veio para o Ocidente por intermédio de seus conquistadores e até hoje permanece, representando uma peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém.

A representação desta manifestação religiosa em Ribeirão Preto surgiu de uma promessa que o fotógrafo e ator Rubens Guerra, falecido em 2017, aos 52 anos, fez pela saúde de sua mãe e tornou-se uma tradição na cidade, reunindo milhares de pessoas.

Serviço

38ª Caminhado do Calvário – A encenação da Paixão de Cristo

Data: 7 de abril (sexta-feira)

Horário: a partir das 17h

Entrada: gratuito

Local: Teatro de Arena

Endereço: Praça Alto do São Bento, S/Não

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -