InícioDiversosCaminhada do Calvário irá reunir milhares de fiéis nesta sexta-feira, 7

Caminhada do Calvário irá reunir milhares de fiéis nesta sexta-feira, 7

A 38ª edição do tradicional evento religioso terá a participação de cerca de 80 pessoas, entre atores, voluntários e produção

- continua após a publicidade -

A 38ª edição do tradicional evento religioso terá a participação de cerca de 80 pessoas, entre atores, voluntários e produção

Após três anos de espera, chegou o dia de rever um dos eventos religiosos mais tradicionais de Ribeirão Preto. O Teatro de Arena recebe nesta sexta-feira, dia 7 de abril, a partir das 17h, a encenação da “38ª Caminhado do Calvário – A encenação da Paixão de Cristo”, uma realização da Secretaria da Cultura e Turismo.

A encenação do Calvário, que retrata as últimas horas de Jesus Cristo antes da crucificação, tem produção cênica e teatral dos grupos Divino Ato e Porão, com figurino e curadoria realizados pela Carminha Rezende e Ricardo Cione. A 38ª edição do tradicional evento religioso terá a participação de cerca de 80 pessoas, entre atores, voluntários e produção.

O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, destaca a retomada da encenação da Caminhada do Calvário. “Fizemos questão de investir em atuações profissionais pela relevância que a história possui em Ribeirão Preto, para exaltar os artistas da cidade e emocionar o público, sem esquecer a união dos fiéis e voluntários que historicamente participam desta produção”, disse.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O primeiro passo para a construção da encenação, foi criar um texto que somasse todas as versões anteriores das caminhadas, com o desafio de contar uma história que mantivesse a tradição da Caminhado do Calvário. Após as pesquisas realizadas pelos grupos de teatros, que serviram de base para a história ser o mais fiel possível à Bíblia, chegou ao texto final com as cenas essenciais para a história da Paixão de Cristo.

Começou então o intenso cronograma de ensaios. Foram 13 em um período de cerca de 15 dias, com o primeiro ensaio, chamado de “trabalho de mesa”, que consiste em reunir todo o elenco e direção em roda, para ler o roteiro, tirar dúvidas sobre os personagens e iniciar uma ideia de construção para cada uma delas. Nesse momento, todo o elenco se muniu de pesquisas e da opinião dos curadores, para construir o espetáculo embasados na fé cristã.

Os primeiros ensaios começaram com os atores que interpretam papéis de mais destaque e que possuem falas, pois eles precisam de mais ensaios para entender as dinâmicas da apresentação. Após os primeiros ensaios, o elenco de voluntários, um time formado por fiéis que contam essa história há anos na cidade, foi integrado, formando o grupo final que se apresentará no Teatro de Arena.

arquivo

Patrimônio Imaterial

A Caminhada do Calvário tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Ribeirão Preto, por Decreto-Lei nº 12.924, em dezembro de 2012. Do latim, Via Crucis é o Caminho da Cruz, o trajeto seguido por Jesus Cristo, do momento em que é condenado à morte até o sepultamento.

Um costume que teve origem no século XI, onde os cristãos que percorriam os lugares sagrados em Jerusalém veneravam os pontos mais expressivos da Paixão de Cristo. Tal tradição veio para o Ocidente por intermédio de seus conquistadores e até hoje permanece, representando uma peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém.

A representação desta manifestação religiosa em Ribeirão Preto surgiu de uma promessa que o fotógrafo e ator Rubens Guerra, falecido em 2017, aos 52 anos, fez pela saúde de sua mãe e tornou-se uma tradição na cidade, reunindo milhares de pessoas.

Serviço

38ª Caminhado do Calvário – A encenação da Paixão de Cristo

Data: 7 de abril (sexta-feira)

Horário: a partir das 17h

Entrada: gratuito

Local: Teatro de Arena

Endereço: Praça Alto do São Bento, S/Não

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Chamaram Damares de louca por denunciar, mas hoje aos poucos a verdade vem sendo apresentada

As denúncias de exploração infantil na Ilha de Marajó, no Pará, têm sido motivo de grande preocupação e discussão, especialmente após a corajosa denúncia feita pela cantora gospel Aymeê durante sua participação no reality show Dom Reality.

🎭🤣 “4 Amigos – Fila de Piadas”: Uma Noite de Diversão Garantida no Theatro Pedro II

Prepare-se para uma noite de muitas risadas com os "4 Amigos" - Dihh Lopes, Thiago Ventura, Afonso Padilha e Márcio Donato! Celebrando 10 anos de sucesso, o maior grupo de stand-up do Brasil

🎶🌟 Flávio Venturini – Coração a Dentro: Uma Jornada Musical Inesquecível no Theatro Pedro II

Prepare-se para uma noite memorável com Flávio Venturini, um dos maiores talentos da música brasileira! Em "Coração a Dentro", Venturini nos conduz por uma viagem emocionante através de sua carreira de quase 45 anos

🎸🌻 IRA Folk: Uma Noite Intimista com Nasi e Edgard Scandurra no Theatro Pedro II!

No dia 30/08/24, sexta-feira, às 20h, prepare-se para uma experiência única com o espetáculo "IRA Folk" no prestigiado Theatro Pedro II. Nasi e Edgard Scandurra retornam aos palcos com um formato inédito

🎩✨ Magic! de volta ao Brasil: uma noite mágica no Theatro Pedro II

No dia 11/04/24, quinta-feira, a partir das 20h, prepare-se para uma experiência única com o espetáculo "Magic!" no prestigiado Theatro Pedro II.
- PUBLICIDADE -