Início🌳 Quase 80% dos Imóveis no Centro de Ribeirão Preto Estão sem...

🌳 Quase 80% dos Imóveis no Centro de Ribeirão Preto Estão sem Árvores! 😱Estudo revela a urgência de um plano de arborização na cidade!

Uma pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) revela um quadro alarmante: apenas 23% dos imóveis no centro da cidade possuem árvores nas calçadas.

- continua após a publicidade -

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.

Uma pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) revela um quadro alarmante: apenas 23% dos imóveis no centro da cidade possuem árvores nas calçadas. O levantamento analisou 3.466 lotes em 177 quadras do quadrilátero central, destacando a necessidade urgente de melhorar as condições estruturais e urbanísticas da região.

Carlos Henrique Ferreira, gestor de marketing da Acirp, enfatiza o impacto da baixa arborização na qualidade de vida dos moradores e comerciantes. “É um número muito pequeno de árvores em um centro muito quente, repleto de concreto e asfalto”, afirma. A pesquisa revela que, em média, apenas dois em cada dez imóveis analisados possuem árvores.

Benefícios da Arborização

A engenheira ambiental Caroline Mazero Guerra explica que um centro arborizado não apenas embeleza a cidade, mas também traz vantagens significativas para a saúde pública. “A principal vantagem é a qualidade do ar. A vegetação filtra poluentes, especialmente em áreas com alto tráfego, como no centro”, observa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ribeirão Preto enfrenta ondas de calor frequentes, com temperaturas frequentemente superando os 40ºC. A presença de mais árvores pode ajudar a amenizar esses efeitos.

“Locais com mais arborização costumam ser cinco graus mais frescos do que áreas sem vegetação”, acrescenta Caroline.

Necessidade de Planejamento

O arquiteto e urbanista João Carlos Correia ressalta que o planejamento urbano de Ribeirão Preto priorizou os automóveis, ignorando a arborização. Para aumentar a quantidade de árvores, ele defende um projeto abrangente.

“Transformar o centro em uma zona especial de interesse turístico e desenvolvimento econômico é essencial. Apenas plantar árvores não resolve; é preciso alargar calçadas, enterrar instalações subterrâneas e remover postes”, explica.

Além disso, Caroline menciona a importância de escolher espécies de árvores que não obstruam fachadas, garantindo um espaço urbano funcional e agradável.

Correta visão do arquiteto reforça a necessidade de priorizar a qualidade de vida. “As cidades do mundo estão mudando seu foco. Ribeirão precisa se adaptar e priorizar as pessoas, seguido por ciclistas e transporte público, deixando os automóveis como última opção.”

É hora de agir e transformar nosso Centro em um lugar mais saudável e bonito!
“A mudança começa com um pequeno passo.”
ASSINATURA JORNALISTA AIELLO

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

POW Festival recebe a final do projeto “School of Rock Batalha de Bandas”

Apresentações dos grupos acontecem no dia 19 de outubro e integram a programação do festival de criatividade, que será realizado no espaço A Fábrica,...

Otimismo marca os preparativos no comércio de Ribeirão Preto para o Dia das Crianças

Levantamento da Acirp aponta que quase metade dos comerciantes tem expectativa de aumento nas vendas Os comerciantes de Ribeirão Preto estão otimistas com as vendas...

Cores e texturas: conheça o que é tendência na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto

Composições de paredes e tetos conferem sofisticação e aconchego aos ambientes da mostra, disponível para visitação até o dia 20 de outubro  Cores e texturas...

🌪️ “Pânico na Flórida: Furacão Milton se aproxima com ventos devastadores! 💨😱”

Furacão Milton se aproxima com ventos devastadores "Moradores abandonam casas e supermercados ficam vazios! Evacuação em massa!" Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão,...

Associação Comercial de Ribeirão Preto Critica Desperdício de Recursos Públicos em Nova Sede da Prefeitura

Decisão unilateral da Prefeitura de construir um novo Centro Administrativo sem diálogo com a população gera repúdio e acusações de falta de planejamento. Matéria:A Associação...
- PUBLICIDADE -