InícioCidadesSeminário sobre Cidades Criativas reuniu prefeitos da região

Seminário sobre Cidades Criativas reuniu prefeitos da região

- continua após a publicidade -

Contemplado em um edital do ProAC da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC) realizou hoje, 7 de abril, em Santo Antonio da Alegria, o Seminário Identidades Culturais: a busca pela Cidade Criativa. O encontro abordou temas das cidades de Brodowski, Batatais, Altinópolis, Cassia dos Coqueiros, Cajuru, Serra Azul, Serrana e do município sede.

“Estas cidades estão geograficamente próximas, um atrativo importante para formação de redes de gestão”, explicou Lilian Rosa, presidente do IPCCIC.

O conteúdo apresentado foi organizado depois de uma visita feita pelos pesquisadores do Instituto em todas essas cidades e realizado um diagnóstico inicial. “Cada cidade tem sua especificidade, mas têm também muitas coisas em comum. Estamos trabalhando com essas leituras”, contou a vice-presidente Adriana Silva.

A iniciativa colabora com o avanço do trabalho de campo dos pesquisadores do Instituto, que em setembro do ano passado entregaram um plano de ação para a cidade de Ribeirão Preto propondo várias estratégias para uma gestão mais criativa.

“Estamos aprimorando uma metodologia de coleta e análise de dados a partir das identidades culturais das cidades que colabora, sobremaneira, na compreensão da realidade e propõe estratégias criativas de gestão”, completou Lilian Rosa.

O prefeito de Santo Antonio da Alegria, João Baptista Mateus de Lima, anfitrião no Seminário, recebeu a equipe do Instituto no dia 4 de março e em um passeio pela cidade mostrou as potencialidades do município, na área da Economia Criativa. Entre suas expectativas está a criação da “rua da gastronomia”, com a instalação de vários empreendimentos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Um ponto comum entre todos esses municípios são as festas de Reis. Todas elas fomentam e recebem companhias no primeiro mês do ano. No caso de Santo Antonio da Alegria têm ainda os Ternos de Congada, uma manifestação cultural cada vez menos praticada no país, devido ao envelhecimento dos membros ativos desta celebração.

O turismo cultural, ecológico e rural, oportuno nestas localidades, pode ser ainda criativo e é muito importante na geração de trabalho e renda.

“Vamos mostrar exemplos que dialogam com a realidade das cidades participantes do cenário de maneira a ilustrar todo o referencial teórico com o qual o Instituto trabalha”, concluiu Rosalinda Chedian, economista do grupo.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

A população insistem em votar errado e Ramon Faustino (Psol) continua sendo processado

Nova audiência foi marcada para o dia 06 de outubro, para ouvir o depoimento das ex-assessoras

Centro de Qualificação prorroga inscrições para cursos gratuitos

São 278 vagas disponíveis com inscrições online até 29 de setembro com barbearia, informática básica, excel, word básico, jardinagem e paisagismo e muitos outros

Circuito SP promove atração gratuita no Teatro Municipal

Peça mostra o encontro da Rainha Elizabeth I com o dramaturgo William Shakespeare

Cruzamento em Ribeirão Preto recebe obra da artista Elisa Bracher

Obra está sendo instalada no cruzamento das avenidas João Fiusa e Independência; escultura deve ser inaugurada na quarta-feira, 28

Giorgia Meloni deve liderar Itália após vitória eleitoral da direita

Giorgia Meloni se tornará a primeira mulher premiê da Itália
- PUBLICIDADE -