InícioCidadesSecretaria de Assistência Social busca parceria do Estado para reestruturar Consea em...

Secretaria de Assistência Social busca parceria do Estado para reestruturar Consea em Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Em busca de parceria com o Governo do Estado para reestruturar o Consea – Conselho de Segurança Alimentar, o vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Ribeirão Preto, Carlos Cezar Barbosa, esteve em São Paulo, na última sexta-feira, junto ao secretário Estadual do órgão, José Valverde Machado Filho.

Na oportunidade Carlos Cezar Barbosa solicitou ao secretário Estadual a inclusão do município em práticas educativas alimentares.

“O envolvimento da Secretaria de Assistência Social nas práticas educativas que representem segurança alimentar para os assistidos e para a sociedade como um todo é de extrema importância para as crianças”, reiterou.

Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, o sobrepeso das pessoas no país aumenta de forma significativa. Entre os homens, o índice de sobrepeso chega a 52,6%, já entre as mulheres, esse valor é de 44,7%.

“A pretensão da Secretaria de Assistência Social é a de trabalhar esse tema em parceria com as secretarias da Saúde, da Educação e de Esportes. O estímulo a uma alimentação saudável e equilibrada remete reflexos na prevenção de doenças cardiovasculares e da diabetes. O secretário Estadual do Consea se dispôs a oferecer as diretrizes para a estruturação do Conselho, atualmente inoperante”, explicou Barbosa.

“Estamos seguindo a orientação do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, para que o Consea se aproxime dos municípios para integrar as ações e tratar a segurança alimentar na perspectiva contemporânea, entendendo que esse conceito tem uma interligação com a saúde pública, politicas públicas, agricultura; enfim, toda essa capilaridade que o tema proporciona”, explicou Valverde.

Seminário e oficina de segurança alimentar – As lideranças definiram a programação do Seminário e Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional em Ribeirão Preto. De acordo José Valverde, o objetivo dos eventos é divulgar informações sobre Segurança Alimentar e Nutricional e favorecer a troca de experiências entre conselheiros e representantes da sociedade civil e poder público.

“Durante os encontros, nós focaremos a importância de criar ou reativar os conselhos municipais, uma vez que, por meio deles, os municípios podem acessar as políticas públicas existentes, tanto no âmbito estadual quanto federal, para ampliar as ações de fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar nos municípios”, afirmou o secretário-executivo, que destacou também a importância do debate sobre o Sistema de Compras Públicas pela Agricultura Familiar. Para o vice-prefeito, “o objetivo do município é criar ações efetivas que reforcem a questão da saudabilidade dos alimentos, integrando a sociedade civil e o poder público para garantir a qualidade de vida da população”, completa o vice-prefeito de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚚💼 Rodonaves promove mutirão de empregos em Ribeirão Preto! 💼🚚

A Rodonaves, uma das principais empresas do país no setor de transportes e logística, está oferecendo cerca de 50 vagas em diversas áreas operacionais e administrativas. @rodonaves

🎓👮 Tarcísio promete implantar Colégio da Polícia Militar em São Paulo! 👮🎓

Essa iniciativa, proposta pela deputada Leticia Aguiar, visa autorizar a criação de Colégios Públicos Militares na estrutura organizacional da Polícia Militar de São Paulo. @leticiaaguiaroficial

📸💫 Exposição fotográfica celebra os 100 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto! 💫📸

Em uma homenagem emocionante ao centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a exposição "Retratos de um Século" traz imagens históricas e contemporâneas

Morro do São Bento vira Área de Proteção Ambiental

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

🚀🔥 Em busca de emprego? Não perca as vagas quentes em Ribeirão Preto e região! 🔥🚀

📰👉Cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP) estão com vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (18). Confira abaixo:
- PUBLICIDADE -