InícioCidadesPrefeitura irá receber visita monitorada de alunos da rede pública

Prefeitura irá receber visita monitorada de alunos da rede pública

- continua após a publicidade -

Inaugurado em 26 de maio de 1917, o atual prédio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto se tornou o centro das decisões políticas mais importantes da cidade. E para comemorar o centenário, a Administração Municipal irá realizar durante todos os dias da próxima semana, visitas monitoradas de alunos, para contar um pouco da história do Palácio.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, apoia essa ação que irá apresentar para as crianças um pouco da história da cidade que aconteceu dentro do Palácio Rio Branco.

“Temos aqui 100 anos da história de nossa cidade e nada mais justo que apresentar as informações para nossas crianças, para que elas valorizem e aprendam a preservar nosso patrimônio cultural, além de fortalecer nossa cultura”, afirmou Nogueira.

Durante as visitas, os alunos também receberão material impresso sobre o Palácio e assistirão a um vídeo sobre a história. Eles também conhecerão a expoição iconográfica “Ribeirão preto 150 anos – História Político-administrativa”, que registra fatos de 1874 a 2008.

Para a secretária da Educação, professora Suely Vilela, “é muito relevante que nossos alunos visitem o Palácio Rio Branco para compreendê-lo como patrimônio artístico integrado com a sociedade e em articulação com os poderes públicos municipais. Essa ênfase na educação patrimonial amplia a memória histórica, política e cultural sobre a nossa cidade”, disse a secretária.

“O patrimônio cultural da cidade pertence à sua população e nada mais justo do que apresentar para nossas crianças um dos mais importantes patrimônios históricos de Ribeirão Preto, o Palácio Rio Branco. Com seus 100 anos, abrir suas portas paras os alunos da rede de ensino é contribuir com a formação de nossos alunos e incentivar a preservação de toda a história que o Palácio representa para a cidade”, comentou o secretário da Cultura, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Palácio Rio Branco

As obras do Palácio Rio Branco foram iniciadas em 3 de agosto de 1915 e a obra ficou pronta em abril de 1917. O prédio conta com dois pavimentos e um porão, tem 600 metros quadrados de área coberta, totalizando 1800 metros quadrados de construção. O estilo de sua fachada é uma transição do barroco para o moderno, e foi inspirado nas fachadas arquitetônicas do início do século da França.

O nome escolhido foi uma homenagem ao Barão do Rio Branco, falecido em 1912, que também ganhou um busto na praça que fica em frente ao Palácio. Durante seus anos iniciais, o Palácio foi a sede da Câmara dos Vereadores, da Prefeitura, da Procuradoria e outros órgãos políticos.

Mas nem só de política o Palácio Rio Branco foi palco. No início do século 20, o poder conferido aos coronéis do café da cidade, que tinha a maior produção cafeeira do mundo, era exercido no interior dos salões. Em grandes mesas no Salão Nobre, fazendeiros milionários, muitas vezes nomeados vereadores sem eleição, fechavam negócios e determinavam os destinos econômicos da cidade, do estado e, muitas vezes, do Brasil.

O Governo Municipal (Câmara e Prefeitura) funcionou junto no Palácio Rio Branco até 1956, quando a Câmara foi transferida para o antigo prédio da Sociedade Recreativa, na Rua Barão do Amazonas, nº 323, onde fica hoje o MARP – Museu de Arte De Ribeirão Preto.

O Palácio Rio Branco tem dois salões que marcaram as grandes decisões da política e economia de Ribeirão Preto, o Salão Rosa, nomeado como Orestes Lopes de Camargo e o Salão Nobre Antônio Duarte Nogueira. Hoje, estes salões representam a história viva de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

A população insistem em votar errado e Ramon Faustino (Psol) continua sendo processado

Nova audiência foi marcada para o dia 06 de outubro, para ouvir o depoimento das ex-assessoras

Centro de Qualificação prorroga inscrições para cursos gratuitos

São 278 vagas disponíveis com inscrições online até 29 de setembro com barbearia, informática básica, excel, word básico, jardinagem e paisagismo e muitos outros

Circuito SP promove atração gratuita no Teatro Municipal

Peça mostra o encontro da Rainha Elizabeth I com o dramaturgo William Shakespeare

Cruzamento em Ribeirão Preto recebe obra da artista Elisa Bracher

Obra está sendo instalada no cruzamento das avenidas João Fiusa e Independência; escultura deve ser inaugurada na quarta-feira, 28

Giorgia Meloni deve liderar Itália após vitória eleitoral da direita

Giorgia Meloni se tornará a primeira mulher premiê da Itália
- PUBLICIDADE -