Início Cidades Pela primeira vez acontece nascimento de mão-pelada no Bosque/Zoo “Fábio Barreto”

Pela primeira vez acontece nascimento de mão-pelada no Bosque/Zoo “Fábio Barreto”

- continua após a publicidade -

Dois exemplares de mão-pelada, cientificamente conhecido por procyon cancrivorus, nasceram na primeira semana de janeiro no Bosque/Zoo “Fábio Barreto”.

Os pais dos dois filhotes chegaram há alguns anos no Bosque/Zoo “Fábio Barreto”, órfãos, segundo Alexandre Carvalho Gouvêa, zootecnista, responsável. “Tanto o pai quanto a mãe dos filhotes, chegaram órfãos e receberam todo cuidado dos estagiários e tratadores. Todo esse carinho e dedicação são retribuídos com o sucesso na reprodução. Eles estão no recinto em frente à praça dos grandes felinos, mas ainda estão com uma barreira visual na frente da tela para um melhor conforto dos animais, sendo que logo poderão ser vistos pelos visitantes”, explica.

Os dois exemplares de mão-pelada, também conhecido como Guaxinin estão em toda a América Latina, leste da Costa Rica e Peru.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Esta espécie possui hábitos noturnos e são bons escaladores e nadadores. A ausência de pelos nas mãos, que originou o nome da espécie, mão-pelada, se deve ao fato do costume de mergulhar na água tudo o que come, provavelmente por associar com seu alimento preferido; camarões e rãs.
Sua dieta consiste em ingestão de crustáceos, frutos, insetos e vertebrados como mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios.

A gestação do animal dura 64 dias. Nasce de um a dois filhotes, a mãe abriga a prole em um oco de árvore até que eles tenham de 7 a 9 semanas.

A partir de então passam a fazer pequenas saídas com a mãe, e só após 12 semanas abandonam o ninho.
Apesar da União Internacional para a Conservação da Natureza não alarmar, as populações desta espécie estão em declínio e as ameaças incluem a caça de peles, o uso para a “prática de alvo”, e, em algumas áreas a destruição do habitat. Projetos de desenvolvimento costeiro e a destruição dos mangues também contribuem para isso.

O Bosque/Zoo ‘Fábio Barreto” está localizado na rua da Liberdade, s/nº, Campos Elíseos, e funciona de quarta-feira a domingo das 9h às 17h.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Hospital de Campanha do Ibirapuera dá alta ao último paciente e homenageia profissionais de saúde

Celebração com profissionais de segurança encerra os 5 meses de funcionamento da unidade criada pelo Governo do Estado exclusivamente para atender pacientes com COVID-19

A luta continua entre bolsonarista e traidores

Se confirmado a prefeitura, Ribeirão Preto terá um representante bolsonarista alinhado com o projeto de limpar a corrupção que fez parte da vida dos moradores nos últimos anos.

Um candidato para cada dia do ano. São 365 buscando lugar de vereador

Prazo de inscrição termina hoje (26) e ainda é possível termos um numero maior.

Pré-candidata do PSOL nem foi eleita mas já começa usar o judiciário

Vitimismo já é uma bandeira da esquerda, e a judicialização tornou-se uma ferramenta frequente do partido. Nós precisamos disso também em Ribeirão Preto?

Desespero de juízes, políticos e empresários. Vem ai a delação de Eduardo Cunha

Se­gundo Aras, Edu­ardo Cunha apre­sentou ao todo 152 anexos, porém 92 deste total não tem re­le­vância al­guma para contar na de­lação.