InícioCidadesDefensoria Pública em Ribeirão Preto dá início a exames de paternidade na...

Defensoria Pública em Ribeirão Preto dá início a exames de paternidade na própria unidade, em parceria com a Unesp

- continua após a publicidade -

A Defensoria Pública de SP em Ribeirão Preto adotou em março um novo procedimento para realização de exames de DNA nas causas em que a instituição atua. A coleta de material genético é agora realizada na própria unidade da Defensoria pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), uma vez por mês.

Com o novo procedimento, ao se deparar com uma demanda relacionada à investigação de paternidade, a Defensoria Pública agenda a coleta do material genético, notificando a parte contrária para comparecimento no mesmo dia. A primeira coleta foi feita no dia 10 de março.

O procedimento é fruto de um convênio firmado entre a Defensoria e a Unesp de Araraquara, e fica a cargo de uma equipe técnica do Laboratório de Investigação de Paternidade da instituição de ensino. Os exames são feitos de forma gratuita para pessoas consideradas hipossuficientes – cuja renda familiar seja de até três salários mínimos.

A Defensora Pública Luciana Rocha Veloni Alvarenga, Coordenadora da Unidade Ribeirão Preto, afirmou que a mudança trará mais agilidade aos casos envolvendo reconhecimento de paternidade e tornará mais claro para os assistidos da Defensoria qual instituição está cuidando de seus casos, já que agora há uma centralização de serviços em um único local.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo a Defensora, após a entrega dos resultados dos exames, a Defensoria Pública os apresenta às partes e dá oportunidade para o reconhecimento espontâneo da paternidade e resolução extrajudicial da questão, com a realização de acordo sobre guarda, visitas e pensão alimentícia. Caso não haja acordo, a Defensoria Pública ingressa com ação judicial.

Mais informações

Rodrigo Nitrini – Defensor Público Coordenador de Comunicação
Paula Paulenas

Maurício Martins

Fábio Freitas
Wagner Machado

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -