Início Cidades DAERP tem abertura de exposição da Semana da Água

DAERP tem abertura de exposição da Semana da Água

- continua após a publicidade -

Foi aberta na manhã desta segunda-feira, 20 de março, pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, a Semana da Água, evento que acontece no Centro Cultural Palace e que está sendo organizado pelo Daerp em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, dia 22.

Na abertura, o prefeito Duarte Nogueira destacou o trabalho que está se iniciando no Daerp e da importância em se comemorar o Dia Mundial da Água com a participação dos estudantes, como forma de formação de uma nova consciência. O prefeito lembrou que está se comemorando 25 anos da instituição do Dia Mundial da Água, em 1992, quando também foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“É importante lembrarmos que o planeta possui dois terços de sua superfície coberta por água, mas apenas 0,77% são próprias para o consumo humano. O Brasil detém 12% da água potável do Planeta, o que aumenta a nossa responsabilidade em cuidar bem da nossa água”, afirmou o prefeito.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além da exposição que reúne painéis que contam a história do Daerp e do sistema de abastecimento de água em Ribeirão Preto, também acontecerá apresentações de teatro para os estudantes da rede municipal de ensino, além de evento que acontece na esplanada do Teatro Pedro II, no dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Na abertura, que contou com a presença de secretários municipais, representantes de entidades, diretores do Daerp e os vereadores Bertinho Scandiuzzi e Maurício da Vila Abranches, além de representante do vereador Maurício Gasparini, o diretor regional da Cetesb, Marco Artuzo salientou a importância de se realizar um evento para marcar o Dia Mundial da Água, mostrando que realmente o Daerp está preocupado com a questão do Aquífero Guarani e sua preservação.

Para o diretor do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) em Ribeirão Preto e presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), Carlos Alencastre a comemoração é o maior evento que acontece na cidade em comemoração ao Dia Mundial da Água e tem uma importância fundamental porque estará trabalhando com estudantes da rede municipal.

O diretor Superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte destacou a importância do evento para a autarquia. Segundo ele, é o marco de um novo trabalho que está se realizando dentro do Daerp para transformá-lo em uma das maiores empresas de água do país. Ele salientou que a autarquia passará por um desafio enorme ao absorver outros serviços relacionados à questão do saneamento básico, e que a maior preocupação é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Exposição e Teatro – Após a abertura oficial do evento o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, junto com o superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, e convidados, fez uma visita monitorada à exposição, onde pode conhecer um pouco da história do Daerp, do saneamento básico em Ribeirão Preto e ver maquetes que explicam o Aquífero e o abastecimento de água feito pela autarquia, bem como conhecer equipamentos e como é feito o tratamento de esgoto em Ribeirão Preto.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A partir desta terça-feira, às 8 horas da manhã, começa a visitação dos estudantes da rede municipal, que além da exposição também assistirão a um espetáculo de Teatro, que acontecerá no próprio espaço do Centro Cultural Palace. O espetáculo conta a história de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança que vêm à Ribeirão Preto atrás de um tesouro enterrado. Ao chegarem na cidade descobrem que o tesouro é o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água doce do mundo. De uma forma descontraída eles vão passando para as crianças a importância da preservação desta riqueza.

Dia Mundial da Água – No dia 22 de março, Dia Mundial da Água o Daerp, em parceria com a Associação de Engenharia, Agronomia e Arquitetura de Ribeirão Preto (AEAARP) estará realizando na esplanada do Teatro Pedro II, um evento para marcar a data.  Durante todo o dia o Daerp e a AEAARP estarão distribuindo cartilhas de orientação à população sobre economia de água e a importância da preservação do Aquífero Guarani.

Programação

Dia 20 – 10 horas – Abertura oficial da Exposição

Dia 21 – 8h30 visita dos estudantes da EMEF Faustino Jarruche

14hs – visita dos estudantes da EMEF Faustino Jarruche

Dia 22 –  8h30 –  visita dos estudantes  da EMEF  Maria Inês Vieira  e EMEF Geralda de Souza Spin

14 hs – visita dos estudantes da EMEF Inês Vieira e EMEF Domingos Angerami

Dia 22 – 9 às 16 horas – Esplanada do Theatro Pedro II, exposição de veículos do Daerp, e distribuição em conjunto de material institucional do DAERP e AEAARP

Dia 23 – 8 hs visita dos estudantes do CEMEI Virgílio Salata

14 hs visita dos estudantes do CEMEI João Gilberto

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto inicia campanha para compra de novo mamógrafo

Equipamento atual tem mais de 10 anos e precisa de constantes manutenções que tem alto custo

Quais interesses estão em jogo? Lincoln Fernandes é mais um a desistir da prefeitura

Algo estranho e forças ocultas estão agindo nos bastidores, normalmente a luta é para ser candidato, mas este ano vários abandonam o barco. A pergunta é quais interesses?

Dos 27 vereadores de Ribeirão Preto, 25 vão concorrer à reeleição

Esperamos que os próximos vereadores se preocupem mais com a cidade e seus moradores, do que em oferecer títulos e nome de ruas.

Hoje ao por do sol inicia-se o Rosh Hashanna, ano novo Judaico

Houve 5.780 feriados de Rosh Hashanna desde a criação do mundo, e RABINO PROEMINENTE avisa: ESTE SERÁ O ÚLTIMO ANO NOVO, SEM O MESSIAS

Doar sangue – a natureza inspira em Ribeirão Preto

A natureza nos ensina que a vida pulsa e se renova em todos os seus ciclos, o Banco de Sangue de lembra da importância das doações para que vidas continuem pulsando.