InícioCidadesBosque/Zoo Fábio Barreto soltara macacos Bugios para uma área em Matão

Bosque/Zoo Fábio Barreto soltara macacos Bugios para uma área em Matão

- continua após a publicidade -

O Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto realizou nesta segunda-feira, dia 27, a transferência de cinco macacos Bugios para uma área de soltura homologada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, localizada em Matão.

Outros três exemplares devem ser transferidos em breve. A transferência foi realizada em parceria com a empresa MPFauna Assessoria Ambiental, do município de São Carlos.

Os Bugios chegaram ao Zoo, alguns há seis anos, trazidos de resgates na região de Ribeirão Preto de áreas inundadas, órfãos e ou vítimas de atropelamento. Eles receberam tratamento veterinário até a completa recuperação e foram introduzidos em projetos de pesquisa.

“Antes da transferência para a nova área foram realizados diversos exames laboratoriais a fim de avaliar o estado de saúde desses animais, possibilitando uma introdução em ambiente de vida livre não gerando impactos no ecossistema de destino. Ainda foram retiradas amostras dos pelos dos animais para realização de exames de DNA, para controle futuro”, explica o médico veterinário do Bosque/Zoo César Branco.

Em Matão os animais passarão por uma fase de adaptação que pode levar cerca de três meses. “O primeiro passo será o processo de adaptação desses bugios com técnicas para incorporá-los à natureza. É um trabalho delicado que requer muita técnica para minimizar as perdas que podem ocorrer”, ressalta Fernando Magnani da MTFauna.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Bugios no Zoo – No Bosque Zoológico Fábio Barreto há dois grupos em cativeiro, um com quatro indivíduos e outro com três indivíduos, sendo um filhote nascido no dia 19 de Maio. Esse filhote está muito saudável e no início permanece junto ao corpo da mãe o tempo todo, impossibilitando ainda a determinação do sexo. Dentre esses sete exemplares, esse é o terceiro filhote nascido no Zoo no último ano.

Além dos exemplares de bugios de vida em cativeiro, há no Bosque/Zoo Fábio Barreto dois grupos, um com 11 indivíduos e outro com nove indivíduos, podendo ser avistados nas árvores principalmente no início da manhã e final de tarde se alimentando de folhas e frutos nativos. A espécie reproduz com grande sucesso e convive muito bem com outros animais de vida livre presentes no Zoo.

De acordo com o zootecnista Alexandre Gouvêa, chefe do Bosque e Zoológico Fábio Barreto, os bugios são uma espécie muito importante para o reflorestamento.

“Eles se alimentam de folhas e frutos e espalham as sementes dessas árvores ajudando a reflorestar as áreas onde vivem. Aqui mesmo no Zoo, onde temos diversos bugios soltos, eles fazem esse trabalho”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

A população insistem em votar errado e Ramon Faustino (Psol) continua sendo processado

Nova audiência foi marcada para o dia 06 de outubro, para ouvir o depoimento das ex-assessoras

Centro de Qualificação prorroga inscrições para cursos gratuitos

São 278 vagas disponíveis com inscrições online até 29 de setembro com barbearia, informática básica, excel, word básico, jardinagem e paisagismo e muitos outros

Circuito SP promove atração gratuita no Teatro Municipal

Peça mostra o encontro da Rainha Elizabeth I com o dramaturgo William Shakespeare

Cruzamento em Ribeirão Preto recebe obra da artista Elisa Bracher

Obra está sendo instalada no cruzamento das avenidas João Fiusa e Independência; escultura deve ser inaugurada na quarta-feira, 28

Giorgia Meloni deve liderar Itália após vitória eleitoral da direita

Giorgia Meloni se tornará a primeira mulher premiê da Itália
- PUBLICIDADE -