Início Cidades Bosque/Zoo “Fábio Barreto” inaugura Centro de Apoio a Animais Silvestres

Bosque/Zoo “Fábio Barreto” inaugura Centro de Apoio a Animais Silvestres

- continua após a publicidade -

O Bosque/Zoo “Fábio Barreto” conta agora com o Centro de Apoio a Animais Silvestres, equipado com um centro cirúrgico completo e um centro de diagnóstico por imagem, facilitando o tratamento de animais vitimizados que são levados ao local.

“Atendemos anualmente cerca de mil animais resgatados, em sua maioria vítimas de maus tratos, atropelamentos e de tráfico animal”, explica Alexandre Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo “Fábio Barreto”.

Antes de o Centro de Apoio ser implantado, os animais eram atendidos pelo médico veterinário e, quando havia algum problema grave, eram encaminhados a outras instituições conveniadas. “Com a construção do Centro de Apoio, não precisamos mais encaminhar os animais a outras instituições para realização de cirurgias e exames de imagem. Agora podemos oferecer um atendimento especializado, internação, cirurgias de tecidos moles e ortopédicas, anestesia inalatória, exames radiográficos e de ultrassom”, comemora o veterinário do Bosque, César Branco.

Entre os tratamentos realizados no Centro de Apoio de Animais Silvestres do Bosque/Zoo “Fábio Barreto” está a coleta de sêmen da onça pintada macho para o projeto de reprodução de Onças-pintadas de cativeiro, parceria com a Associação Mata Ciliar – Jundiaí/SP e o Zoológico de Cincinnati – Estados Unidos

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Outros animais fazem parte de projetos de reprodução, como o tamanduá-bandeira, lobo-guará, cervo-do-pantanal, entre outros.

“Também recebemos inúmeros animais resgatados sem nenhum sinal aparente, todos passam por exame clínico, quando necessário, exames laboratoriais e de imagem. Após estarem em perfeito estado de saúde, são encaminhados para áreas de soltura, para que tenham uma nova chance”, explica Alexandre Gouvêa.

Gouvêa conta que um exemplar de onça-parda resgatado em uma propriedade rural, pela Polícia Ambiental de Ribeirão Preto estava preso em uma armadilha, com o olho direito perfurado. Foi atendido pela equipe do Zoológico e, devido à gravidade das lesões, o olho teve que ser retirado.

“Após sua recuperação cirúrgica, o animal foi encaminhado para a Associação Mata Ciliar para sua reabilitação. Foi constatado que o animal teria condições de retorno à natureza, sendo devolvido a seu habitat natural. A soltura acompanhada pela equipe do Zoo e foi um sucesso”, diz.

O Bosque/Zoo “Fábio Barreto fica na rua Liberdade, s/n, no bairro Campos Elíseos.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Se­gre­gação: Ma­ga­zine Luiza só contratará ne­gros

Imagine uma loja dizendo “não contratamos negros, apenas brancos”. Isso é crime!, lei 7.716/89 art. 4º,§ 1º.

Lives do final de semana (19 e 20 de setembro)

Os shows presenciais e casas noturnas ainda estão proibidas, então a opção e separar a bebida e os petiscos e escolher a melhor opção

Nasce o Aliança o partido de Bolsonaro

Confira os documentos de petição e despacho. Vem ai o partido de direita que a esquerda tanto teme.

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto inicia campanha para compra de novo mamógrafo

Equipamento atual tem mais de 10 anos e precisa de constantes manutenções que tem alto custo

Quais interesses estão em jogo? Lincoln Fernandes é mais um a desistir da prefeitura

Algo estranho e forças ocultas estão agindo nos bastidores, normalmente a luta é para ser candidato, mas este ano vários abandonam o barco. A pergunta é quais interesses?