Início Cidades Aquário do Bosque integra o Programa Integrado de Educação Ambiental

Aquário do Bosque integra o Programa Integrado de Educação Ambiental

- continua após a publicidade -

O aquário do Bosque/Zoo Municipal Fábio Barreto integra os roteiros do PIEA- Programa Integrado de Educação Ambiental-, uma parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação. O roteiro pedagógico é voltado aos biomas aquáticos das bacias do Prata, Amazônica, Araguaia-Tocantins e dos peixes carnívoros.

O objetivo do roteiro é definir os ecossistemas aquático, vertebrados, bacia hidrográfica, conhecer espécies de peixes dos ecossistemas das bacias hidrográficas da Amazônia, Araguaia-Tocantins e Prata.

De acordo com o zootecnista Alexandre Carvalho Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo Fábio Barreto, o aquário foi pensado para o trabalho de educação ambiental no zoológico.

“É um lugar excelente, com tanques onde estão em exposição peixes de várias espécies, arraia histrix e lontra, de diversos ambientes de rios brasileiros. Todos os animais expostos nos tanques nasceram em criadouros autorizados e não foram retirados da natureza”,

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

ressalta.
Durante as visitas, os monitores do PIEA orientam os estudantes das redes municipais, estaduais e particular de ensino. Diariamente são realizadas visitas temáticas ao aquário do Bosque/Zoo.
Aquário – O aquário municipal conta com mais de mil peixes de 56 espécies, distribuídos em nove tanques. Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e armazenam 186,5 mil litros de água.

O aquário abriga o recinto do Jacaré do Pantanal, o recinto das Sucuris da Amazônia, os tanques Amazônico, de água doce para peixes da Bacia Amazônica, de Peixes da Bacia do Prata, de Peixes Bacia do Araguaia /Tocantins, de Água Doce para Peixes Carnívoros Predadores dos Rios Brasileiros, Peixes Ornamentais Acarás Amazônicos e Peixes Ornamentais Ciclídeos das Américas.

Por semana o aquário recebe em média 19 mil visitantes, sendo aproximadamente três mil pessoas por dia, de quarta-feira à sexta-feira, e, 10 mil no final de semana. O Zoo fica fechado as segundas e terças-feiras para manutenção.

As visitas de estudantes orientadas pelos monitores do PIEA – Programa Integrado de Educação Ambiental devem ser agendadas no Zoo, pelo telefone 3636-2283.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

A partir desta Quinta-feira(1) Ribeirão Preto recebe obra interativa

Essa escultura foi criada com base em depoimentos de 22 mulheres com câncer de mama metastático.

Doria promete vacina chinesa a partir de 15 de Dezembro

As cobaias na primeira etapa serão para profissionais de unidades públicas e privadas de saúde

Empresa de Ribeirão Preto é vendida por R$ 18,95 milhões

Nossa equipe é formada por pessoas da região e que dificilmente teriam essas oportunidades de trabalho por aqui, talvez por isso elas abracem tanto a empresa.

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto convida para evento “Abraços Virtuais no Pátio”, pelo dia da Não Violência

Evento gratuito e realizado pela primeira vez de forma online reúne Djamila Ribeiro, Jakson Follmann, Leandro Karnal e Ruth Manus

O que fazem e como são eleitos os vereadores?

São os vereadores que decidem sobre os impostos da cidade, o plano de educação de nível infantil e fundamental e a criação e manutenção de bairros, distritos ou ruas.