O aquário do Bosque/Zoo Municipal Fábio Barreto integra os roteiros do PIEA- Programa Integrado de Educação Ambiental-, uma parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação. O roteiro pedagógico é voltado aos biomas aquáticos das bacias do Prata, Amazônica, Araguaia-Tocantins e dos peixes carnívoros.
O objetivo do roteiro é definir os ecossistemas aquático, vertebrados, bacia hidrográfica, conhecer espécies de peixes dos ecossistemas das bacias hidrográficas da Amazônia, Araguaia-Tocantins e Prata.
De acordo com o zootecnista Alexandre Carvalho Gouvêa, chefe do Bosque/Zoo Fábio Barreto, o aquário foi pensado para o trabalho de educação ambiental no zoológico.
“É um lugar excelente, com tanques onde estão em exposição peixes de várias espécies, arraia histrix e lontra, de diversos ambientes de rios brasileiros. Todos os animais expostos nos tanques nasceram em criadouros autorizados e não foram retirados da natureza”,
ressalta.
Durante as visitas, os monitores do PIEA orientam os estudantes das redes municipais, estaduais e particular de ensino. Diariamente são realizadas visitas temáticas ao aquário do Bosque/Zoo.
Aquário – O aquário municipal conta com mais de mil peixes de 56 espécies, distribuídos em nove tanques. Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e armazenam 186,5 mil litros de água.
O aquário abriga o recinto do Jacaré do Pantanal, o recinto das Sucuris da Amazônia, os tanques Amazônico, de água doce para peixes da Bacia Amazônica, de Peixes da Bacia do Prata, de Peixes Bacia do Araguaia /Tocantins, de Água Doce para Peixes Carnívoros Predadores dos Rios Brasileiros, Peixes Ornamentais Acarás Amazônicos e Peixes Ornamentais Ciclídeos das Américas.
Por semana o aquário recebe em média 19 mil visitantes, sendo aproximadamente três mil pessoas por dia, de quarta-feira à sexta-feira, e, 10 mil no final de semana. O Zoo fica fechado as segundas e terças-feiras para manutenção.
As visitas de estudantes orientadas pelos monitores do PIEA – Programa Integrado de Educação Ambiental devem ser agendadas no Zoo, pelo telefone 3636-2283.