InícioBlogsDSOP Educação FinanceiraCompras de Natal: melhor pagar à vista ou parcelado?

Compras de Natal: melhor pagar à vista ou parcelado?

- continua após a publicidade -

73% dos brasileiros devem ir às compras no Natal e mais da metade (52%) pretende pagar à vista, segundo o SPC Brasil. Apesar da chegada do 13º, negociar, pedir descontos e parcelar o pagamento pode ser mais vantajoso que pagar à vista.

Assim não é preciso usar o 13º salário ou os valores guardados. Contudo, o valor da parcela precisa caber no orçamento mensal. Para decidir entre pagar à vista ou em parcelas, é preciso conhecer a situação financeira atual – o quanto tem disponível para pagar à vista e o quanto tem de folga no orçamento.

Pagar parcelado

As compras parceladas serão divididas em cinco vezes, em média, segundo o SPC Brasil. Isso significa que as famílias estarão com o orçamento comprometido até os meses de Páscoa ou Dia das Mães. Nesse caso, é preciso saber o quanto do orçamento será comprometido nos próximos meses e ter certeza de que conseguirá pagar.

O pagamento parcelado viabiliza as compras emergenciais, não planejadas, quando é preciso fazer uma compra de valor alto mesmo não tendo todo o dinheiro no momento. No caso das compras de Natal, que acontecem todos os anos, é válido se planejar com antecedência.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Se for para pagar à vista e ficar sem dinheiro no bolso, não vale a pena. O valor pode fazer falta no decorrer do mês caso surja uma despesa não planejada. Assim se corre o risco de ficar à mercê de um endividamento de juros altos, recorrendo ao cartão de crédito ou ao cheque especial, e sofrer o descontrole financeiro que tanto desejou evitar.

Pagar à vista

Para quem tem condições de pagar à vista sem comprometer sua reserva financeira, é válido. Isso pela possibilidade de fugir dos juros, conseguir descontos e ter tranquilidade financeira nos meses seguintes a compra.

O 13º é uma renda extra que deve ser recebida pelos brasileiros como um bônus, para realizar seus sonhos. Contudo, para usá-lo com segurança, é importante ter um fundo emergencial, que gere tranquilidade mesmo após fazer compras à vista.

Poupe primeiro, compre depois

Para as compras do próximo ano, desenvolva o hábito de poupar dinheiro. Estabeleça seus sonhos e objetivos e se prepare mensalmente para chegar ao momento da compra com o valor em mãos – o que lhe gerará tranquilidade financeira e força de pagamento para conseguir descontos.

É importante também traçar um planejamento antes das compras: fazer uma lista das pessoas que pretende presentear, o valor que pode gastar com cada uma delas e as formas de pagamento.

 

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

publicidade
publicidade

Shows, concurso, moto tour e acrobacias estão entre as atrações deste sábado no Barretos Motorcycles

Barão Vermelho, Paulo Miklos, Ventania e Last Lover estão entre os shows do palco principal

🚦 Abertura Oficial do Maio Amarelo em Ribeirão Preto com Exposição de Veículos Batidos 🚘

A RP Mobi, por meio do seu programa de educação para o trânsito, Siga Consciente, realizará a abertura oficial do Maio Amarelo 2024 em Ribeirão Preto nesta segunda-feira, dia 6 de maio, com uma exposição de veículos batidos

🎉 RP Folia: Ingressos para 2024 à Venda! 🔥

Fãs de axé, preparem-se! O RP Folia, uma das maiores micaretas de Ribeirão Preto, está de volta e com tudo! A partir de segunda-feira, dia 06, às 12h, você pode garantir seu ingresso para a edição de 2024.

Ribeirão Rodeo Music doa 16 toneladas de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade

Doações foram feitas pelo público durante os dias do evento, no Parque Permanente de Exposições

Agrishow 2024: 💥 Feira Movimenta R$ 13,6 Bilhões em Negócios! 💰

A maior feira de tecnologia agrícola do país, Agrishow, fechou a edição de 2024 com um recorde de R$ 13,6 bilhões em negócios prospectados, um aumento de 2,4% em relação ao ano passado
- PUBLICIDADE -
Sair da versão mobile