Início Blogs DSOP Educação Financeira Como escapar das armadilhas do estresse gerado pela ânsia de produtividade

Como escapar das armadilhas do estresse gerado pela ânsia de produtividade

- continua após a publicidade -

Produzir mais é a palavra de ordem das empresas. Muitas levam tão a sério, que esquecem que estão lidando com material humano e não medem as consequências de suas exigências. Por outro lado, colaboradores amedrontados pelos tempos de crise, se cobram também para não correrem o risco de serem substituídos. Até onde essa equação pode nos levar?

Fonte: Tarsia Gonzalez

Participei recentemente de evento da Febraban – Federação Brasileira de Bancos, que entre outros tratou também deste assunto. Você sabia que a maior parte dos afastamentos – e que são muitos – de colaboradores nas instituições bancárias acontece por estresse? São as metas que roubaram o lugar do atendimento humanizado e que está fazendo mal para as pessoas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A questão é que, na equação que citei acima, ninguém sai ganhando. As empresas podem até produzir mais, mas vão passar por crises internas causadas por um alto turnover e pela própria insatisfação de seus times – pessoas felizes produzem mais, acredite!

Então, como escapar das armadilhas do estresse gerado pela ânsia de produtividade? Buscando algo simples, mas que nos custa muito empenho: o equilíbrio quando temos a Felicidade Interna Bruta! Colocar na balança metas, objetivos e, do outro lado, as necessidades das pessoas e as soluções.

Pesar sempre o que está sendo feito, o que se quer alcançar, mas principalmente, como as pessoas estão sendo tratadas nessa realidade, é imprescindível. De nada adianta uma empresa que muito produz, mas que não cresce por falta exatamente de engajamento, satisfação pessoal, times fortes. É hora de trabalhar o estresse nas companhias e substituí-lo por soluções práticas que tratem os problemas existentes sem causar novos.

 

Sobre Tarsia Gonzalez

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Gestora, psicóloga, especialista em finanças, presidente do conselho de uma das maiores companhias do país, consultora e palestrante, Tarsia Gonzalez construiu uma carreira de sucesso observando as pessoas, angariando conhecimento e expertise para gerenciar com propriedade e criar times fortes e coesos. Seu esforço para equilibrar governança corporativa e profissionalização com a felicidade das pessoas que formam a empresa levou a Transpes, companhia fundada por seu pai, a receber por três anos consecutivos o prêmio da Revista Você S/A como Melhor Empresa para se Trabalhar do Brasil.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Hospital de Amor promove live “Dia de Doar”

Presente em mais de 70 países, o movimento ganhou força por conta da pandemia e ajuda a transformar a doação em um hábito de todos.

Nando Reis inaugura a programação musical do Hard Rock Café Ribeirão Preto

Nano Reis traz o show Voz e Violão para o Hard Rock Café Ribeirão Preto no dia 10 de Dezembro.

Hard Rock Café Ribeirão Preto inaugura no dia 1º de dezembro.

Além de Ribeirão Preto, Curitiba (PR)), Gramado (RS), e Fortaleza (CE), são as únicas cidades que possuem uma unidade da famosa franquia internacional no Brasil.

Governador Dória congela Ribeirão Preto na fase amarela até janeiro.

Dados da prefeitura apontam que a cidade poderia ter avançado para a fase Verde do Plano São Paulo.

Piada pronta: Tudo planejado, pós eleições vamos descer ladeira

Não foi por acaso que o governador deixou para anunciar as medidas um dia após as eleições, mas nós já vínhamos alertando para o fato.