InícioAtualidadesPáscoa: É possível comer chocolate sem peso na consciência e na balança

Páscoa: É possível comer chocolate sem peso na consciência e na balança

- continua após a publicidade -

Faltam poucos dias para a páscoa e por onde quer que a gente olhe, nos deparamos com uma imensa variedade de ovos, bombons, e outras delícias feitas com chocolate. Com tanta opção fica difícil resistir, mas especialistas alertam que o produto pode ser prejudicial se consumido em excesso.

Os malefícios do chocolate estão relacionados principalmente à quantidade de gordura e ao alto teor calórico, que trazem sérios danos à saúde. Segundo o médico Marco Antônio Campos Casemiro, especialista há mais de 20 anos em prevenção, tratamento do envelhecimento e reeducação alimentar através da prática ortomolecular, os principais problemas causados pelo consumo excessivo do chocolate é o ganho de peso, a elevação da pressão arterial, taxas de glicose e colesterol no sangue, resultando em diabetes, doenças coronarianas, distúrbios gastrointestinais, entre outros.

Mas não é preciso abrir mão do chocolate, que pode até trazer benefícios se consumido da forma correta.

“O ideal é optar por chocolates com pelo menos 70% de pó de cacau em sua composição, no caso os mais amargos, para ser considerado um alimento funcional, rico em flavonoides”, comenta o médico. Esta substância contém nutrientes como cromo, ferro, magnésio, zinco, sódio, fósforo, potássio e cafeína, necessários ao organismo.

“Além disso, a forte ação antioxidante dos flavonoides ajuda a combater os radicais livres, aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, impede a oxidação excessiva das células, evitando o risco de câncer, protege a pele da radiação ultravioleta, previne doenças degenerativas como o Alzheimer e acidente vascular cerebral (AVC), retardando o envelhecimento das células” explica Dr. Casemiro. Ele ressalta que a quantidade ideal de consumo é 30 gramas por dia.

Outra dica é evitar o chocolate branco, que não possui cacau em sua composição, e o chocolate ao leite, que possui pouca quantidade de cacau, muito açúcar e leite, ou seja, possui grande quantidade de gordura saturada e por isso não são recomendados. O chocolate diet também deve ser evitado pelo mesmo motivo, e é indicado como uma alternativa apenas para diabéticos, por não conter açúcar.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Recentemente surgiram alternativas saudáveis para quem ama chocolate, como o de alfarroba e o de soja. O alfarroba é uma vagem semelhante ao feijão, torrada e moída, utilizada para substituir o cacau. O chocolate de alfarroba possui sabor parecido com o chocolate amargo, mas possui menos calorias e menor teor de gordura, além disso, é rico em nutrientes e não possui lactose. Ideal para quem quer um alimento mais leve ou possui intolerância a cacau, açúcar, glúten ou leite. Já o chocolate de soja é produzido com extrato de soja, 100% vegetal, não possui lactose ou glúten e contem baixo índice de sódio e gordura, é rico em nutrientes, proteínas e isoflavonal e é indicado para quem tem restrições alimentares.

Mas se você não conseguir resistir à tentação e abusar dos ovos nessa páscoa, a dica é desintoxicar o organismo, consumindo alimentos ricos em fibras como soja, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico; alimentos integrais como arroz, milho, trigo, aveia; aumentar os legumes, verduras e frutas. Evitar açúcar, alimentos processados, ricos em gorduras trans e saturadas, além de fugir das frituras e bebidas alcoólicas.

“Tome bastante água, água de côco, chás e sucos verdes que podem ser nutritivos, auxiliam na perda de peso, têm ação diurética e desintoxicam o organismo”, finaliza Dr. Marco. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cai quem quer: Rio de Janeiro confirma quinto caso de varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou hoje (29) o quinto caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. Segundo nota divulgada pela...

Bolsonaro confirma general Braga Netto como candidato a vice-presidente

O reservista Braga Netto atuou como chefe da administração civil de Jair Bolsonaro de fevereiro de 2020 a março de 2021

Cursos pré-vestibular e ENEM da USP estão com inscrições abertas

Os cursos populares relacionados à Universidade de São Paulo (USP) estão abertos para turmas no segundo semestre.

As UPAs continuam lotadas mesmo com varias doses, mas quem quer tem mais agendamento aberto

E a festa continua com a picada que não protege nada, mas pode ser motivo de muitos problemas que estão por ai.

6º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto tem inscrições abertas

Podem se inscrever grupos e companhias teatrais de todo o país, até o dia 17 de julho, no Portal da Prefeitura
- PUBLICIDADE -