InícioAtualidadesInovação e criatividade levam mulheres ao sucesso no empreendedorismo

Inovação e criatividade levam mulheres ao sucesso no empreendedorismo

- continua após a publicidade -

A liderança feminina está cada dia mais evidente no mercado de trabalho, mulheres criam, inovam e fundam empresas de sucesso pelo mundo, paralelamente a segunda jornada em que são donas de casa, esposas e mães. Segundo levantamento feito pela Serasa Experian, o Brasil possui mais de 5 milhões de mulheres empreendedoras, número que corresponde a 8% da população feminina do país. Com idade média de 44 anos, mais de 55% delas estão concentradas na região Sudeste.

O fator dedicação está entre as maiores qualidades do sexo feminino e esse é um dos principais pontos que levaram as empresárias Luzia Costa, fundadora do Grupo Sóbrancelhas, Barbara Mattivy, sócia fundadora da Insecta Shoes, Maria Eduarda Baumer, criadora do Play Space e Sandra Chayo, diretora de marketing da HOPE ao sucesso.

Em 2013, Luzia Costa fundou a rede de franquias Sóbrancelhas, especializada no embelezamento do olhar e da face, e inovou ao levar para shoppings o negócio em modelo de quiosque. Hoje a rede possui cerca de 200 unidades em operação no Brasil e acaba de desembarcar na Argentina. Inquieta e sempre em busca de inovações no segmento de beleza, Costa colocou no mercado no último ano a rede Beryllos, focada no cuidado com as unhas. Com um conceito inédito chamado “cuticularia”, que utiliza uma ponta diamantada adaptada para retirar o excesso de cutícula.

O método nomeado de “cutilagem” é totalmente descartável e dispensa o uso do alicate. Assim, esse processo de desbastar a cutícula mantém a real proteção das unhas, sem cortes. Sem contar os esmaltes individuais em tamanhos bem reduzidos (de 4 ml), como uma forma de inibir possíveis problemas de saúde. O Grupo Sóbrancelhas visa faturar R$ 100 milhões até o final de 2017.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O sucesso feminino no empreendedorismo independe de idade para triunfar, um dos exemplos é Barbara Mattivy, que começou com apenas 26 anos a frente do brechó Urban Vintagers, em Porto Alegre.Em 2014, surgiu a ideia de transformar as roupas do brechó em sapatos, vendo nessa união uma oportunidade ela fundou a Insecta Shoes, marca de calçados ecológicos e 100% veganos.

Reaproveitamento é a palavra chave da empresa, que fabrica a partir de roupas garimpadas em brechós ou tecido ecológico à base de garrafa pet reciclada. Atualmente a Insecta Shoes possui lojas físicas em São Paulo e em Porto Alegre, revende seus produtos também via e-commerce e em espaços coletivos compartilhados no Rio de Janeiro, Porto Alegre, New York, Los Angeles e Zurich.

A empreendedora Maria Eduarda Baumer, 40 anos, esposa, mãe da Letícia, Stella, Pedro e Antônio, até parece fazer mágica no dia a dia para conciliar tantas tarefas, mas é assim que ela sente-se realizada e completa há 19 anos, desde que criou a rede de recreação lúdica Play Space que oferece aos pequenos momentos encantados por meios de shows de mágica, teatro de fantoches, camarim com cabelereiro e fantasias, chá de bonecas, desfiles e piscina de bolinhas.

Os adultos podem passear tranquilos enquanto deixam as crianças com segurança em uma das unidades da rede localizadas dentro dos principais shoppings centers de São Paulo: Anália Franco, Morumbi, São Caetano do Sul, Iguatemi e Villa Lobos.

Já Sandra Chayo, 40 anos, diretora de marketing da tradicional HOPE, sente-se realizada profissionalmente. Filha do empresário sr. Nissim Hara, fundador da gigante de moda íntima, trabalha desde a adolescência na empresa do pai ao lado das irmãs Karen e Daniela. Com fluência em inglês, francês, espanhol e hebraico, a arquiteta por formação desistiu de projetar casas para transformar as peças de moda íntima da marca em produtos fashion e conquistar capilaridade da rede no país, que hoje conta com 165 franquias distribuídas no Brasil.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

STF julga liberação de crininosas para prender manifestantes de 8 de janeiro

Vão soltar criminosas para sobrar lugar para prender senhoras que se manifestavam dentro da constituição e acreditaram em um capitão e alguns generais

As críticas do New York Times a Moraes

O jornal norte-americano New York Times voltou a falar sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reportagem publicada neste domingo, 22,...

5 depredações da esquerda contra o patrimônio público

“Nunca vocês leram alguma notícia sobre um movimento ou partido de esquerda invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte ou o Palácio do Planalto”,...

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...
- PUBLICIDADE -