InícioRegiãoTaquaritinga151 Anos de Fundação de Taquaritinga

151 Anos de Fundação de Taquaritinga

- continua após a publicidade -

Os 151 Anos de Fundação de Taquaritinga será comemorado neste final de semana, com jogos esportivos e ações cívicas nas escolas do município.

Os eventos são promovidos pelas secretarias de Educação e Esporte e Lazer.

Nesta sexta-feira, dia 7, os alunos das escolas cantarão os hinos Nacional Brasileiro e de Taquaritinga, antes do início das aulas. Nas salas, os professores falarão sobre o tema, com apresentação de poesias e redações abordando a Fundação do Município.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Atividades esportivas

No sábado, dia 8, data da Fundação do Município, a cidade será sede da 7.ª Etapa Paulista de Biribol, competição que reúne as 19 melhores equipes de 17 cidades do Estado, com jogos disputados a partir das 9h, na piscina do Poliesportivo Dori Parise, no Jardim Taquarão, e em outras duas piscinas oficiais, em residências particulares da cidade. A final da competição está marcada para as 16h do mesmo dia, no Poliesportivo.

Ainda, na manhã de sábado, a atleta Maria Eduarda Ospedal, de 9 anos, disputará a fase final do Campeonato Paulista de Karatê, na cidade de São Bernardo do Campo. Já, no Estádio Antonio Storti, em Taquaritinga, as equipes Sub 15 e Sub 17 de Taquaritinga enfrentam São Joaquim da Barra, pela Copa Paulista do Interior. À tarde, a partir das 16h, o time de futsal feminino de Taquaritinga jogará contra Viradouro, em Matão, pela Copa Sul Minas.

No domingo, dia 9, tem início o Campeonato de Futebol Amador “Afonso Marino”. A competição reúne 11 equipes locais, com jogos disputados nos estádios Antonio Storti, no centro, e Arena da Vila, no Jardim São Sebastião.

No Antonio Storti, às 8h20, jogam Corinthians e Os Presença. Na partida de fundo, às 10h, o Guarani enfrenta o Francisco Romano A. No mesmo horário, na Arena da Vila, Portuguesa A x Cruzeirinho (8h20) e Francisco Romano B x Portuguesa B.

A Fundação

A Fundação de Taquaritinga deu-se em 1868, segundo registro no Livro de Tombo da Paróquia de Araraquara, a respeito da doação do patrimônio da então Fazenda Boa Vista do Ribeirão dos Porcos, em favor de São Sebastião dos Coqueiros, primeira denominação da localidade. Foram doadores do patrimônio Bernardino José de Sampaio, irmãos Sebastião e José Domingos da Silva e outros.

O povoado que aí se formou, ficou conhecido por Ribeirãozinho, originário do córrego que banha a cidade. O fato de ser ele afluente regular do Ribeirão dos Porcos, deu origem entre os primitivos habitantes do lugar, à denominação de Ribeirãozinho, como ligação entre a designação do córrego com o ribeirão. Daí a corruptela Ribeirãozinho.

O Distrito de Ribeirãozinho nos seus primórdios, compreendia vastíssima região tendo como linhas de limites, entre outras, os Ribeirões dos Porcos, Cubatão, Três Barras (ou Água Limpa) e o Rio da Onça.

Em 1892, Ribeirãozinho foi elevado à vila, com o nome de São Sebastião do Ribeirãozinho. Na ocasião da criação da Comarca, em 1907, foi alterada sua denominação para Taquaritinga, de origem tupi-guarani, que significa taquara branca e fina.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -