InícioRegiãoSertãozinhoFui abordado (a) por um morador de rua em Sertãozinho, e aí?

Fui abordado (a) por um morador de rua em Sertãozinho, e aí?

- continua após a publicidade -

Recentemente, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, deu início a um trabalho noturno de abordagem e acolhimento da população em situação de rua, principalmente daquelas pessoas que passam a noite em vias públicas, praças e construções.

Denominada “Acolher para Aquecer”, as ações dessa Operação continuam, tanto que de segunda a sexta-feira, das 20h às 23h, equipes de assistentes sociais do Centro POP, profissionais da Secretaria de Assistência Social e Guarda Civil Municipal vêm promovendo as abordagens.

Assim, aqueles que aceitam a ajuda, são encaminhados ao Albergue Noturno “Octávio de Oliveira Campos”. “Esse local está apto a receber esses moradores de rua, oferecendo condições para que passem a noite de forma digna, em um ambiente limpo e protegido, onde eles também podem tomar banho, fazer a barba, jantar e tomar café da manhã no outro dia”, contextualizou o diretor do Departamento de Gestão dos Equipamentos Sociais, Valter Lúcio Pinto.

“O trabalho é essencialmente preventivo. Os que se convencem dos benefícios de passar a noite no Albergue são levados até lá, em um carro da própria Secretaria. Aqueles que não aceitam o auxílio de forma alguma e desejam continuar na rua, têm sua vontade respeitada, conforme determina a Constituição, mas são orientados a assinar um termo de responsabilidade”, informou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni.

Numa outra etapa, esses cidadãos atendidos são convidados a conhecerem as atividades do Centro POP (Centro de Referência Especializado em Atendimento à População em Situação de Rua), no Jardim Alvorada. No local, são oferecidos: atendimentos com equipe multiprofissional, oficinas ocupacionais e de valorização da autoestima, cursos de capacitação, alimentação, banho e lavagem de roupas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Agora, você, que está lendo este texto pode se perguntar: de que maneira posso ajudar esses moradores de rua? Será que posso dar uma “moedinha” ou alguns trocados?

A resposta, na verdade, acaba provocando uma nova pergunta: por que, então, não resgatar a dignidade dessas pessoas?

Assim, de forma objetiva, você pode ajudar da seguinte forma: ao identificar uma pessoa nessa situação, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (3942-3644) ou com o Centro POP (3945-8453).

Aos finais de semana e no período noturno, a comunicação deve ser feita junto à Guarda Civil Municipal, que também está capacitada a realizar o trabalho de abordagem e acolhimento, por meio do telefone 153.

“É importante lembrar que, dar o dinheiro não resolve o problema; cria dependência e acaba atrapalhando o trabalho social que está sendo realizado na cidade”, pontuou o diretor Valter Lúcio.

Portanto, tenha anotado os endereços abaixo e que podem auxiliá-lo(a) no processo de orientação de moradores de rua:

– Centro POP – Rua Paulo Meloni, 720 – Jardim Alvorada;

– Albergue Noturno “Octávio de Oliveira Campos” – Rua Elpídio Gomes, 353 – Centro;

– Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Rua Sebastião Sampaio, 1.685 – Centro.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grandes redes fecham em março, mais de 800 lojas e quebradeira afeta pequenos e médio provocando milhares de desempregados

Não só lojas de comercio como lojas Bahia, dia, Carrefour, Marisa, OI, mas dezenas de agencias bancarias e industrias como Ford, JBS, Usiminas, Braskem, Coteminas fechando milhares postos de trabalho.

🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

🍔🎉 Novo McDonald’s na Zona Sul de Ribeirão Preto! 🎉🍟

A cidade de Ribeirão Preto recebe mais um motivo para comemorar com a inauguração do 13º restaurante McDonald's no município.

🎬 Sessão Especial “Kung Fu Panda 4” para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na UCI RibeirãoShopping! 🐼

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UCI em parceria com o RibeirãoShopping prepara uma sessão especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou hipersensibilidade sensorial.

🏡 CASACOR Ribeirão Preto retorna em cenário histórico! 🎉

Na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontecerá em uma das primeiras casas modernistas da cidade, localizada na Avenida Costábile Romano
- PUBLICIDADE -