Home » Região » Sertãozinho » Atleta sertanezino disputará o maior evento de jiu-jítsu do planeta

Atleta sertanezino disputará o maior evento de jiu-jítsu do planeta

Paulo Henrique Merlim embarca para Portugal na quinta-feira, dia 11, em busca do título de Campeão Europeu da categoria juvenil superpesado

Apenas 16 anos de idade… e um talento mais que especial para conquistar medalhas no jiu-jítsu. Definição tão rápida quanto os golpes aplicados pelo atleta sertanezino Paulo Henrique Merlim, que entre os dias 15 e 21 de janeiro, disputará o maior evento de jiu-jítsu do planeta: o European IBJJF Jiu-jitsu Championship 2018.

            Na quinta-feira, dia 11, o jovem atleta embarca para Portugal, em busca do título de Campeão Europeu da categoria Juvenil – Faixa Azul – Superpesado. O evento acontecerá em Odivelas, na grande Lisboa.

            A preparação para a primeira competição fora do país tem sido intensa no tatame – e fora dele também: parceiros de treinamento, familiares e amigos se mobilizaram de várias formas, para que Paulo não desistisse do sonho de participar do campeonato mais importante de sua modalidade esportiva.

           

            Trajetória

 

            Paulo Henrique Merlim começou a treinar aos oito anos de idade, acompanhado pela Secretaria de Esportes e Lazer do município, sob a orientação do treinador Edvaldo Martins Franco (Dedé).

            Entre suas principais conquistas, estão 3 títulos paulistas pela Federação Paulista de Jiu-Jítsu e 3 vezes campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu.

            Em 2017, foi campeão do Open Curitiba – IBJJF, ganhando 4 medalhas de ouro na categoria por peso e no absoluto, com quimono e sem quimono.

            Também no ano passado, foi campeão do Open BH – IBJJF, conquistando mais 4 medalhas de ouro na categoria por peso e no absoluto, com quimono e sem quimono.

            Destacam-se também as conquistas: Campeão Brasileiro de Jiu-Jítsu sem quimono por categoria e absoluto, no Rio de Janeiro; e Campeão Sul-americano por categoria e Vice-campeão Sul-americano no absoluto, em Barueri/SP.

 

Paulo sempre treinou em Sertãozinho e, há algum tempo recebe apoio da Equipe Gracie Barra da cidade. Também é apoiado pelo educador físico Douglas Daniel Daher, na preparação física.

Garoto simples, de poucas palavras e muito focado, Paulo sinaliza que vai para sua primeira competição no exterior “para ganhar”.

O treinador, Edvaldo Franco, endossa que, baseando-se no desempenho do atleta até o momento, a conquista do título de campeão europeu é bem real. “Nosso trabalho, através da parceria da Associação Jiu-jítsu para Todos e a Secretaria de Esportes, tem por meta a formação das categorias de base, criando condições para que garotos como Paulo possam se dedicar aos estudos e aos treinos. Tratando-se de uma competição internacional de alto nível, é normal a cautela, mas não acredito que nosso atleta fique de fora das duas finais na categoria por peso e no absoluto”, afirma confiante o técnico.

            O European IBJJF Jiu-jitsu Championship 2018 vai de 15 a 21 de janeiro. O sistema da competição é eliminatório, ou seja, o atleta sertanezino não pode perder nenhuma luta.

            Mais informações sobre a competição no site: http://ibjjf.com/championship/european-jiu-jitsu.

 

Comente

Deixe uma resposta