Home » Região » Sertãozinho » Apresentação do Cartão SUS passa a ser obrigatória para a retirada de medicamentos nas farmácias municipais

Apresentação do Cartão SUS passa a ser obrigatória para a retirada de medicamentos nas farmácias municipais

Você sabia que as farmácias das UBS’s estão com um novo procedimento para retirada de medicamentos? A partir de agora, além da receita do remédio a ser retirado, passou a ser obrigatória a apresentação do Cartão SUS, com cadastro atualizado. Se o usuário do sistema de saúde possuir o cartão, mas seu cadastro estiver desatualizado, não será possível retirar o medicamento.

Esse novo procedimento faz parte da implantação do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS), que tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde. O objetivo é alcançar uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.

Através do Qualifar-SUS, as unidades básicas de saúde do município contam com incentivo na área de assistência farmacêutica, tanto na sua estrutura física, quanto em capacitação dos profissionais para melhor atender a população.

Para fazer o Cartão SUS ou atualizar o seu cadastro, é só ir à recepção da UBS mais próxima levando RG, CPF e comprovante de residência (originais e uma cópia simples). No caso de crianças, levar Certidão de Nascimento, CPF e comprovante de residência. Somente após essa atualização será possível retirar seu medicamento na farmácia da UBS. Essa é uma exigência do Ministério da Saúde, que está sendo cumprida pelo município.

Atenção! A partir do mês de abril, todos os procedimentos das UBS’s seguirão esse procedimento, até mesmo para agendamento de consultas. Por isso, é importante que todos atualizem seus cadastros o quanto antes e façam seus Cartões SUS. Em Sertãozinho, o atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h. A UBS de Cruz das Posses funciona diariamente, 24h. Confira os endereços:

 

– UBS “Antônia Canhoto Spigolon” – Rua Ernesto Scatena, s/nº – Alto do Ginásio;

– UBS “Francisco Xavier de Carvalho” – Rua Victório Bisson, 396 – Cohab VIII;

– UBS “Jaime Bonifácio da Silva” – Avenida Antônio Vanzela, 710 – Jardim Santa Rosa;

– UBS “José Joaquim Bonfim” – Rua Paulo Meloni, 674 – Jardim Alvorada;

– UBS “José Pereira de Carvalho” – Avenida Hideo Takada, s/nº – Cohab III;

– UBS “Olívia Mendes Mossin” – Rua Tenente Hélio Batista de Oliveira, 531 – Jardim Jamaica;

– UBS “Edgard da Silveira Pagnano” – Rua Floriano Peixoto, 1.034 – Cruz das Posses;

– Centro de Saúde II “Aparecida Maria Germana Martins” – Rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio.

Comente

Deixe uma resposta