Home » Região » Jaboticabal » Senac Jaboticabal promove curso gratuito para pessoas com deficiência intelectual

Senac Jaboticabal promove curso gratuito para pessoas com deficiência intelectual

Programa Educação para o Trabalho – trampolim inicia nova turma em 18 de março; iniciativa prepara os alunos para acesso ao mercado de trabalho

Referência em educação profissional, o Senac Jaboticabal também tem vocação em promover capacitações que impactam a comunidade onde está inserido e a vida de pessoas com deficiência intelectual. É o caso do curso Educação para o Trabalho – trampolim, que é totalmente gratuito e estimula os alunos em vários níveis para que possam conquistar vagas diversas no mercado.

 

Com aulas expositivas e práticas, de segunda a sexta-feira, o curso é destinado a jovens a partir de 16 anos e que, preferencialmente, estejam vinculados a uma instituição especializada no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, como a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Nova turma terá início em 18 de março, com 20 vagas disponíveis.

 

Motricidade, convívio social, atitude empreendedora e sustentável, responsabilidade, ética e comunicação por meio do letramento são algumas das práticas vivenciadas dentro e fora da sala aula na Programa Educação para o Trabalho – trampolim. Foram essas experiências que permitiram ao ex-aluno Vitor Eduardo Duarte, de 24 anos, traçar novos rumos no mercado de trabalho.

 

Antes ambientado ao expediente do restaurante do seu tio, Vitor cursou as aulas no Senac e conquistou uma vaga administrativa nos Correios e, atualmente, integra a equipe da Escola de Artes de Jaboticabal. Mas a incessante vontade de aprender o levou a estudar fotografia, criando uma nova vertente em sua carreira. Agora, ele dedica os fins de semana a esse ofício. “Nunca imaginei essa evolução.  Melhorei minha renda, aprimorei habilidades e descobri outras possibilidades. Para ficar no mercado de trabalho, sei que é fundamental o respeito dos chefes, colegas e a responsabilidade em cada atividade”, diz Vitor.

 

Willian Silva Sant’Anna, de 21 anos, também participou do Programa Educação para o Trabalho – trampolim e ampliou seus horizontes. “Além da possibilidade de receber orientação profissional de qualidade, consegui ter mais independência para as atividades da minha rotina”, afirma o jovem. Feliz com as conquistas provenientes do conhecimento, Willian agora se dedica ao curso Auxiliar de Escritório, também no Senac, com intuito de conquistar seu primeiro emprego.

 

Evolução de mercado

No último balanço divulgado para a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho (MTE), observou-se um aumento nas vagas formais para trabalhadores com deficiências intelectuais, físicas, auditivas, visual, múltiplas e reabilitados. Ao todo, foram 441,3 mil contratações, com crescimento de 5,5%, de 2016 para 2017. Trabalhadores com deficiência intelectual tiveram 2,5 mil empregos a mais, alta de 7,3%. Essa evolução está apoiada, principalmente, pela ação do MTE, por meio do artigo 93 da Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas, que define que empresas com 100 ou mais empregados devem preencher entre 2% e 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência.

O curso promovido pelo Senac Jaboticabal busca contribuir com a evolução desse cenário, preparando as pessoas com deficiência para os desafios profissionais. Mais informações sobre o Programa Educação para o Trabalho – trampolim podem ser obtidas pessoalmente na instituição.

 

Serviço:

 Programa Educação para o Trabalho – trampolim

Data: 18 de março a 6 de dezembro de 2019

Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17 horas

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Comente

Deixe uma resposta