InícioRegiãoCravinhosEncontro de Folia de Reis de Cravinhos acontece no domingo (16/07)

Encontro de Folia de Reis de Cravinhos acontece no domingo (16/07)

- continua após a publicidade -

O Reisado ou simplesmente Folia de Reis, foi introduzido pelos portugueses no Brasil-Colônia, no século XIX. Espetáculo popular das Festas de Natal e Reis, cuja ribalta era a praça pública, a rua, ou as residências. A Folia de Reis constitui-se em um dos mais tradicionais folguedos folclóricos.

O maior símbolo da Folia de Reis é a dança que reverencia os três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar) que levaram ouro, incenso e mirra no dia do nascimento de Jesus Cristo. A característica principal do reisado está no uso de muitos adereços, trajes com cores quentes e chapéus ricamente enfeitados com fitas coloridas e espelhinhos. O reisado é composto por 4 a 6 mascarados que dão vida, hilaridade e rebuliço à brincadeira. Eles devem também proteger o Menino Jesus e confundir os soldados de Herodes. Acrobatas e declamadores representam os soldados perseguidos do Menino. Todas as Companhias de Reis trazem consigo uma bandeira, o estandarte da folia, um quadrado de madeira com Adoração dos Magos, ornamentado com flores e espelhos, carregado pelos alferes.

Uma orquestra de violas, banjos, violões, zabumba, triângulo, pandeiros, maracás e sanfonas pulsam na regularidade de um organismo. Seus acordes servem de orientação às vozes e ordenam a evolução do espetáculo.

O Encontro de Folia de Reis no município de Cravinhos já se tornou tradição na região e neste ano chega a sua 17ª edição. O evento será realizado no domingo (16/07), a partir das 9h, em frente à Capela dos Três Reis Santos, que fica localizada na Rua Máximo Glingani. Diversas companhias já confirmaram a presença em uma festa que sempre é marcada por muita celebração aos costumes e crenças antigas.

“Cravinhos sempre recepcionou a população de outras cidades muito bem e neste ano não será diferente, inclusive um grande almoço será servido a todos os foliões e as companhias presentes receberão uma recordação da 17ª edição do Encontro de Companhias de Reis”, comenta a diretora da Cultura de Cravinhos, Maria Fernanda Molezini.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo os organizadores da Festa, a estimativa é que se reúnam cerca de 5 mil pessoas, entre integrantes dos reisados, artistas, historiadores e público em geral.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -