InícioRegiãoBatataisJovens do CASA Batatais expõem na 6ª Mostra de Ciências e Tecnologia...

Jovens do CASA Batatais expõem na 6ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

- continua após a publicidade -

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Batatais, na região de Ribeirão Preto, participaram nesta quinta (29/11) do primeiro dia da 6ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M, no SESI Sumaré. O projeto deles, o MathGame, foi um dos finalistas entre 337 projetos de alunos do 8º ou 9º anos dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, de escolas públicas e particulares da região metropolitana de Campinas e Ribeirão Preto serão apresentados. A Mostra continua nesta sexta (30/11).

 

O MathGame é um jogo de tabuleiro, com temática de um shopping center, criado para contemplar as quatro operações matemáticas – soma, subtração, multiplicação e divisão. Entre os finalistas, concorre na categoria Ciências Exatas e da Terra. A Mostra é gratuita e aberta ao público que se inscreveu previamente pelo site da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A professora de Matemática Luciana Maganha, da E.E. Cândido Portinari – escola vinculadora atrelada ao CASA Batatais – foi a orientadora do projeto, cuja elaboração começou no primeiro semestre de 2018.

 

“Os alunos conseguiram passar o objetivo e a contribuição que o MathGame tem no ensino das quatro operações básicas da matemática”, avalia a professora sobre o primeiro dia da apresentação do projeto. “Diversos professores da área que passaram pelo estande elogiaram a iniciativa.”

 

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação, seguindo calendário, conteúdo programático e material didático da rede pública estadual de ensino.

 

“Ser finalista é maravilhoso! Os garotos estão muito felizes, mostram cada vez mais que são capazes, inteligentes e que podem ainda contribuir com a sociedade”, analisa o diretor do CASA Batatais, Luciano de Fraga.

 

Para a Mostra, foram selecionados 105 projetos finalistas, que deverão expor seus trabalhos para o Comitê de Avaliação nos dois dias. No total, 273 estudantes (140 alunas e 133 alunos) finalistas e 127 professores representam 45 escolas, de 20 municípios diferentes. A lista completa dos projetos finalistas está disponível no site http://www.febrace.org.br/mostra3m2018/.

 

Realizada pelo Instituto 3M em parceria com o LSI-TEC e com apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Mostra contempla sete áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharia.

 

Em cada categoria, o Comitê de Avaliação escolherá o primeiro, segundo e terceiro colocados. Cada premiado receberá certificado, medalha e troféu. O primeiro colocado de cada categoria poderá ganhar até R$ 1.100 de prêmio.

 

Já entre os professores/orientadores, o Comitê de Avaliação também selecionará aqueles que participaram do curso de Formação para a Prática da Ciência na Educação Básica em 2018, que concorrem ao Prêmio Professor Mobilizador. Ao todo, três nomes são selecionados para receber o certificado.

 

Entre as escolas, durante o evento, uma instituição será selecionada para o prêmio Escola Pioneira. A vencedora receberá o equivalente a R$ 20.000 para o desenvolvimento de projetos de ciências investigativos, que tem como participantes professores cursistas do Desafio de Inovação Instituto 3M 2018.

 

 

SERVIÇO

6º Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M

Data e horário: 29 de novembro, das 10h às 16h.

30 de novembro, das 9h às 13h30

Local: Centro de Atividades do SESI Sumaré – Rua Amazonas, 99, Nova Veneza – SP

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚚💼 Rodonaves promove mutirão de empregos em Ribeirão Preto! 💼🚚

A Rodonaves, uma das principais empresas do país no setor de transportes e logística, está oferecendo cerca de 50 vagas em diversas áreas operacionais e administrativas. @rodonaves

🎓👮 Tarcísio promete implantar Colégio da Polícia Militar em São Paulo! 👮🎓

Essa iniciativa, proposta pela deputada Leticia Aguiar, visa autorizar a criação de Colégios Públicos Militares na estrutura organizacional da Polícia Militar de São Paulo. @leticiaaguiaroficial

📸💫 Exposição fotográfica celebra os 100 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto! 💫📸

Em uma homenagem emocionante ao centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a exposição "Retratos de um Século" traz imagens históricas e contemporâneas

Morro do São Bento vira Área de Proteção Ambiental

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

🚀🔥 Em busca de emprego? Não perca as vagas quentes em Ribeirão Preto e região! 🔥🚀

📰👉Cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP) estão com vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (18). Confira abaixo:
- PUBLICIDADE -