InícioRegiãoBatataisAPAE Batatais terá semana dedicada aos idosos

APAE Batatais terá semana dedicada aos idosos

- continua após a publicidade -

A APAE Batatais realizará de 2 a 6 de outubro a ‘Semana do Idoso’. O evento conta com uma programação composta por palestras, exposição de fotos, dia da beleza, entre outras atividades, especialmente para celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro.

As ações acontecerão no Centro Dia do Idoso, local onde a APAE Batatais atende pessoas idosas com deficiência adquirida em situação de vulnerabilidade. Entre os assuntos que serão abordados estão a doença de Alzheimer, o Acidente Vascular Cerebral e o Cuidar e ser Cuidado.

Segundo a assistente social da APAE Batatais, Poliana Duarte, o momento é uma oportunidade para discutir temas que dizem respeito ao idoso, em especial, aquele com deficiência. “É necessário que familiares, cuidadores e toda a sociedade compreendam que idosos que possuem deficiência apresentam necessidades distintas dos idosos ativos, autônomos e independentes. Eles demandam cuidados diários e supervisão constante para evitar que sejam expostos a situações de riscos pessoais e sociais”, afirma Poliana.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

APAE Batatais atende 30 idosos diariamente no Centro Dia do Idoso

Fundado em 2003, o Centro Dia do Idoso atende, atualmente, trinta usuários, sendo: oito idosos no período da manhã, dez idosos no período da tarde e doze idosos em período integral. Considerando as necessidades, prioridades e vulnerabilidades apresentadas no contexto familiar em que o idoso está inserido, são ofertados atendimentos diurnos em períodos de permanência de 4 a 8 horas.

De acordo com a assistente social, entre as principais necessidades do público atendido está a dificuldade de cuidar. “Na maioria dos casos acompanhados existe a inversão de papéis das famílias atendidas gerada pela demanda que a deficiência apresenta, o que acaba prejudicando o convívio familiar. Sendo assim, o serviço contribui para o fortalecimento de vínculos familiares, a inclusão social, a prevenção da institucionalização de longa permanência e da segregação dos usuários, além da boa convivência comunitária”, finaliza Poliana.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO IDOSO | DE 2 A 6 DE OUTUBRO DE 2017

DIA 2 DE OUTUBRO SEGUNDA

Manhã: Palestras sobre as doenças – Alzheimer e AVC.
Tarde: Palestra sobre cuidar e ser cuidado.

DIA 3 DE OUTUBRO TERÇA

Manhã: Exposição de fotos das atividades dos idosos, incluindo a Colcha de Retalhos, sendo apresentada pelos próprios idosos e profissionais.
Tarde: Exposição.

DIA 4 DE OUTUBRO QUARTA

Manhã: Dia da beleza – cuidados contruibuindo para autoestima (cabelos, unhas e barbas).
Tarde: Massagem e relaxamento.

DIA 5 DE OUTUBRO QUINTA

Manhã e tarde: Atividade de lazer em espaço externo juntamente com familiares.

DIA 6 DE OUTUBRO SEXTA

Manhã: Dia cultural com participação das famílias – apresentação de dança,
entrega de lembrancinhas e leitura de texto elaborado pelas famílias.
Tarde: “Uma estátua diferente” – contação de história sobre o estatuto do Idoso.
Finalização com apresentação de coral.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grandes redes fecham em março, mais de 800 lojas e quebradeira afeta pequenos e médio provocando milhares de desempregados

Não só lojas de comercio como lojas Bahia, dia, Carrefour, Marisa, OI, mas dezenas de agencias bancarias e industrias como Ford, JBS, Usiminas, Braskem, Coteminas fechando milhares postos de trabalho.

🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

🍔🎉 Novo McDonald’s na Zona Sul de Ribeirão Preto! 🎉🍟

A cidade de Ribeirão Preto recebe mais um motivo para comemorar com a inauguração do 13º restaurante McDonald's no município.

🎬 Sessão Especial “Kung Fu Panda 4” para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na UCI RibeirãoShopping! 🐼

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UCI em parceria com o RibeirãoShopping prepara uma sessão especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou hipersensibilidade sensorial.

🏡 CASACOR Ribeirão Preto retorna em cenário histórico! 🎉

Na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontecerá em uma das primeiras casas modernistas da cidade, localizada na Avenida Costábile Romano
- PUBLICIDADE -