Home » Região » Batatais » Alunas de Batatais vencem concurso de redação da Federação das APAES do Estado de São Paulo

Alunas de Batatais vencem concurso de redação da Federação das APAES do Estado de São Paulo

Estudantes conquistaram o primeiro e segundo lugares do concurso estadual que teve como tema a inclusão social da pessoa com deficiência no dia a dia.

Estudantes conquistaram o primeiro e segundo lugares do concurso estadual que teve como tema a inclusão social da pessoa com deficiência no dia a dia.

As alunas batataenses Bianca Figueiredo Taconelli e Larissa Marcela Parinelli foram as vencedoras do I Concurso de Redação Inclusiva realizado pela FEAPAES-SP em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, em alusão ao Setembro Verde, conquistando o primeiro e segundo lugares, respectivamente. O concurso teve a participação de estudantes do 5º e 9º ano da rede estadual de ensino dos 22 conselhos administrativos da Federação das APAEs do Estado de São Paulo.

Bianca Figueiredo Taconelli, 14, é aluna do 9º ano da Escola Estadual Profª. Maria Virgínia Mansur Biagi e conquistou o primeiro lugar com o título “Integração Social: isso é possível”. Ela escreveu sobre a pessoa com deficiência no Brasil e os avanços nas políticas públicas. Já Larissa Marcela Parpineli, 14, também estudante do 9º ano da Escola Estadual Dr. Washington Luis, alcançou o segundo lugar com a redação “Igualdade sem barreiras”, que abordou a constituição de 1988 e importância da igualdade e do respeito. Em terceiro lugar ficou Isabelly Aparecida Chagas Carriel, 13, da Escola Estadual Professor Dimas Mocart e Silva, do município de Taquarituba com a dissertação “Você pratica a inclusão social?”, que teve como mote a mudança do olhar social sobre a pessoa com deficiência.

As três classificadas tiveram suas redações premiadas durante a cerimônia de abertura do Setembro Verde, mês oficial da inclusão social das pessoas com deficiência. O evento aconteceu no dia 1° de setembro, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo. Além da abertura e da premiação, houve também a inauguração da exposição Arte Inclusiva, que reúne uma série de obras de arte produzida pelos usuários das APAEs do Estado.

Segundo a coordenadora de prevenção da APAE Batatais e articuladora do concurso nas escolas, Vera Lúcia Garavine Rizzo, o resultado superou as expectativas. “Primeiro ficamos encantados com as redações produzidas pelos alunos que mostraram-se preocupados e comprometidos com o tema. Depois veio o resultado para confirmar a nossa participação com redações riquíssimas”, conta.

Para o presidente da APAE Batatais, Eduardo Merlino Matassa, a proposta da Federação das APAES é bastante oportuna. “Derrubamos cada vez mais barreiras quando geramos reflexões acerca do tema ‘inclusão da pessoa com deficiência’. Promovemos entre os jovens o debate sobre a causa e contribuímos com sua percepção de agente na luta por um mundo mais igualitário e que todos nós desejamos”, finaliza Matassa.

Sobre o ‘Setembro Verde’

Lançado em 2015, o ‘Setembro Verde’ é uma iniciativa da Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A campanha marca o “Mês da Inclusão”, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado no dia 21 de setembro. O mês foi escolhido porque representa esperança, renascimento e marca o início da Primavera. O intuito da campanha é fazer com que o mês se torne referência, a exemplo do Outubro Rosa, que representa a prevenção do Câncer de Mama e o Novembro Azul, que destaca a prevenção de Câncer de Próstata. O ‘Setembro Verde’ é voltado à inclusão social das pessoas com deficiência e o público alvo da campanha, articulada em todo o Estado de São Paulo, é a pessoa com deficiência, sua família e a sociedade.

Comente

Deixe uma resposta