InícioPolíticaPresidentes da CNI e sistema S são detidos (Sesi, Senai, Sesc, Sebrae)

Presidentes da CNI e sistema S são detidos (Sesi, Senai, Sesc, Sebrae)

- continua após a publicidade -

Os presidentes das federações das Indústrias de Alagoas (Fiea), da Paraíba (Fiep) e de Pernambuco (Fiepe) foram presos hoje (19) em Brasília. José Carlos Lyra de Andrade (Alagoas), Francisco de Assis Benevides Gadelha (Paraíba) e Ricardo Essinger (Pernambuco) são alvo da Operação Fantoche, deflagrada pela Polícia Federal (PF), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Na mesma operação, foi preso o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, além de seis investigados cujos nomes ainda não foram confirmados. Todos os 10, detidos em caráter temporário, são suspeitos de integrar uma organização criminosa acusada de fraudar convênios do Ministério do Turismo com entidades do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Sebrae).

Além dos 10 mandados de prisão temporária, 40 mandados de busca e apreensão autorizados pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco estão sendo cumpridos nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, da Paraíba, de Mato Grosso do Sul e Alagoas e no Distrito Federal.

Robson Andrade, Lyra de Andrade, Gadelha e Essinger foram detidos em Brasília, onde participariam da reunião mensal da CNI. Em notas, cuja redação é idêntica, a CNI e as federações afirmam que os dirigentes das entidades estão prestando depoimento à PF, na capital federal.

A Federação das Indústrias de Pernambuco diz ainda que todos os convênios assinados pela entidade “atendem, criteriosamente, às exigências licitatórias previstas em lei” e que está à disposição para colaborar com as autoridades responsáveis pela investigação. A Federação das Indústrias de Alagoas argumenta que não teve acesso à investigação e afirma acreditar que “tudo será esclarecido”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De acordo com a PF, o grupo atua desde 2002 e pode já ter movimentado mais de R$ 400 milhões. O dinheiro era movimentado por meio de contratos e convênios que entidades de direito privado, sem fins lucrativos, assinavam com o Ministério do Turismo e com unidades do Sistema S. A maior parte dos contratos previa a execução de eventos culturais e de publicidade. Superfaturados, não eram integralmente executados e os valores desviados eram destinados a empresas controlados por uma mesma família – cujo nome não foi revelado.

Em nota, o Ministério do Turismo informou que já tinha determinado uma auditoria completa em todos os instrumentos de repasse antes mesmo de tomar conhecimento da investigação da PF. A auditagem resultou no cancelamento de um contrato no valor de R$ 1 milhão.

“O Ministério do Turismo, que não é alvo das buscas e apreensões da Operação Fantoche, está totalmente à disposição para colaborar com a investigação”, diz a pasta, destacando não ter firmado nenhum novo convênio este ano. “Todos os convênios investigados pela Polícia Federal são das gestões dos presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff”, diz o texto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Copa do Mundo e Liga dos Campeões – o que você precisa saber sobre as próximas edições das duas competições

Algumas das maiores competições do futebol mundial vão passar por modificações ao longo de suas próximas edições. Neste texto vamos falar sobre a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo.

Secretaria de Esportes abre mais 400 vagas para seis modalidades esportivas

Vagas são para o complexo esportivo Estação Cidadania-Esporte, no bairro Alexandre Balbo

Bonfim Paulista recebe “Cultura em Todo Lugar” neste sábado, 30

População poderá aproveitar várias atividades gratuitas entre 9h e 12h na Praça Barão do Rio Branco

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos

Cardápio de Páscoa: Coco Bambu, Santa Therezinha e outros restaurantes de Ribeirão Preto anunciam pratos especiais para a data

Exclusivos na região e localizados no shopping Iguatemi Ribeirão Preto, restaurantes receberão reservas até esta quinta-feira, 28/03; confira os pratos que serão destaque na data
- PUBLICIDADE -