InícioMundoConsciência Negra será comemorada pela USP-Filarmônica em concerto gratuito no Theatro Pedro...

Consciência Negra será comemorada pela USP-Filarmônica em concerto gratuito no Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

No próximo dia 20 de novembro, terça-feira, às 20h30, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, a USP-Filarmônica apresenta concerto especial gratuito comemorativo ao Dia da Consciência Negra, efeméride da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou contra a escravidão no Nordeste, no século XVII. O concerto contará com a participação especial do tenor Jean William Silva, nascido em Sertãozinho e criado em Barrinha, formado pela USP de Ribeirão Preto, já com sólida carreira internacional. Outros solistas de destaque são a violinista venezuelana, radicada no Rio de Janeiro, Carla Rincon, e os professores da FFCLRP-USP, Gustavo Silveira Costa (violão) e Fátima Graça Monteiro Corvisier (piano). A regência é de Rubens Russomanno Ricciardi, maestro titular da USP-Filarmônica

A discussão sobre a inclusão e papel dos descendentes de africanos na sociedade, bem como a dívida histórica do Brasil para com os negros em razão da escravatura, também tem sua representação crítica em arte. Para tanto, foi selecionada, como ponto alto do concerto, a obra musical de diáspora negra, Navio Negreiro, para tenor e violino solistas, do compositor paulistano, professor emérito da USP, Olivier Toni (1926-2017), com trechos do famoso poema de Castro Alves (1847-1871), relatando o sofrimento dos africanos, retirados à força de seu continente pelos portugueses e trazidos ao Brasil, por conta do tráfico negreiro. Esta obra foi composta em 2016 e estreada pela própria USP-Filarmônica, naquele mesmo ano. Outra composição musical, também com poema do poeta dos escravos, Amar e Ser Amado (2014)de autoria de Rubens Russomanno Ricciardi, contará, do mesmo modo, com o tenor Jean William Silva e a violinista Carla Rincon como solistas. O repertório comemorativo à Consciência Negra homenageia ainda o compositor carioca José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), filho de escrava que se tornou mestre-de-capela da Real Câmara e Capela de João VI, com apresentação de sua Sinfonia Fúnebre (Rio de Janeiro, 1790), aqui em edição crítica inédita pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM) da USP de Ribeirão Preto.

Constam do concerto sinfônico ainda obras consagradas da literatura universal, tais como o Concerto em Fá menor nº 5 para piano e orquestra BWV 1056de Johann Sebastian Bach, e o famosoConcierto de Aranjuez, para violão e orquestra, de Joaquín Rodrigo.

Na ocasião, será lançado o livro Poesia da Terra, com noite de autógrafos, do Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro, do Departamento de Música da FFCLRP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) pela editora Patuá. O livro de poemas foi classificado entre quatro finalistas da Segunda Maratona Literária 2018.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Este é o 110º concerto da USP-Filarmônica, pela sua séria mensal Concertos USP / Theatro Pedro II. A entrada, em ambos os concertos, é livre e gratuita, sem impressão de ingressos, visando sempre o mais amplo acesso, numa prestação de serviços à comunidade, parte do projeto de extensão universitária da Universidade de São Paulo, sempre atrelado ao ensino e à pesquisa.

O Theatro Pedro II está localizado em Ribeirão Preto, na Rua Álvares Cabral, 370. Mais informações pelos telefones (16) 3351-8714 e (16) 3351-8112.

O mesmo repertório será levado ao Teatro Universitário Florestan Fernandes, que se situa no Campus da UFSCar, em São Carlos, na Rodovia Washington Luis, km 235, em uma ação conjunta com a UFSCar.

Serviço

110º Concerto da USP-Filarmônica – Ribeirão Preto

Data: 20/11

Horário: 20h30

Local: Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370, centro

Entrada gratuita

 

111º Concerto da USP-Filarmônica – São Carlos

Data: 21/11

Horário: 20h30

Local: Teatro Universitário Florestan Fernandes da UFSCar

Rodovia Washington Luis, km 235

Entrada gratuita

 

USP

– Reitoria da USP

– Vice-Reitoria da USP

– Pró-Reitoria de Graduação

– Pró-Reitoria de Pós-Graduação

– Pró-Reitoria de Pesquisa

– Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária

– Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (GCACEx)

– Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) 65 anos

– Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

– Departamento de Música da FFCLRP

– Núcleo de Pesquisa em Ciências da Peformance em Música (NAP-CIPEM) da FFCLRP

 

UFSCar

– Reitoria da UFSCar

– Pró-Reitoria de Extensão

– Coordenadoria de Cultura

 

PROGRAMA (sem intervalo)

José Maurício Nunes Garcia (Rio de Janeiro, 1767-1830)

Sinfonia Fúnebre (Rio de Janeiro, 1790) – Pesquisa e edição do NAP-CIPEM da FFCLRP-USP

 

Olivier Toni (São Paulo, 1926-2017)

Navio Negreiro (São Paulo, 2016), poema de Castro Alves (São Paulo, 18 de abril de 1868)

 

Rubens Russomanno Ricciardi (*Ribeirão Preto, 1964)

Amar e ser amado (Ribeirão Preto, 2014), poema de Castro Alves (s.d.)

 

Johann Sebastian Bach (Eisenach, 1685 – Leipzig, 1750)

Concerto em Fá menor nº 5 para piano e orquestra BWV 1056 (Leipzig, 1734-1739)

  1. I)[Allegro]
  2. II) Largo

III) Presto

 

Joaquín Rodrigo Vidre (Sagunto, 1901 – Madrid, 1999)

Concierto de Aranjuez para violão e orquestra (Paris, 1939)

  1. I)Allegro con spirito
  2. II)Adagio

III) Allegro gentile

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -