InícioLazer e CulturaUSP Filarmônica apresenta concerto “Candido Portinari e a Música”

USP Filarmônica apresenta concerto “Candido Portinari e a Música”

- continua após a publicidade -

Encerrando o ciclo de apresentações de 2017, USP-Filarmônica, orquestra da USP de Ribeirão Preto, apresenta o concerto “Candido Portinari e a Música”, na próxima terça-feira, dia 28, às 20h30, no Theatro Pedro II, sob regências de Rubens Russomanno Ricciardi e Ricardo Bologna.

Segundo o maestro Rubens Ricciardi, professor titular da USP de Ribeirão Preto, a importância do projeto se dá pela pesquisa que envolve a música brasileira. “Portinari foi um pintor excepcional do século XX, muito próximo a vários músicos que foram protagonistas da música no Brasil. Pela primeira vez estamos viabilizando uma apresentação musical, com esta interação do Portinari com a música. Todos os compositores do concerto foram retratados por Portinari, então teremos projeções durante o concerto, no contexto de cada obra, dos respectivos quadros do artista, sejam quadros musicais ou quadros dos músicos”, explica Ricciardi.

A apresentação é a 89ª da Série Concertos USP / Theatro Pedro II e conta com participação dos solistas Ricardo Bologna (marimba), Ed Lemos (acordeão), Sérgio Cerri (flauta), Yuka de Almeida Prado (soprano), Carla Portinari (canto com microfone), José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira), Jefferson Bortolucci e Rubens Russomanno Ricciardi (piano).

O repertório inclui obras de Antônio Carlos Gomes, Mozart Camargo Guarnieri, Zequinha de Abreu, Francisco Mignone, Antonio Passarelli, Jorge Galati, Radamés Gnattali, Claudio Santoro, Heitor Villa-Lobos e trata da inspiração mútua entre Portinari e os amigos músicos, homenageados no concerto. O Concerto contará com a presença do filho do artista, João Candido Portinari e filho do músico, Cláudio Santoro, Raffa Santoro.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Além do concerto, existe uma parceria do projeto Portinari, liderado pelo filho do artista, junto com o maestro da USP-Filarmônica, Rubens Ricciardi e parceri do professor titular da USP de São Carlos, Tito Bonagamba, para estudos dos documentos de projetos do Portinari com seus amigos músicos, em especial com Claudio Santoro e desenvolvimento de pesquisa da memória de Portinari.

Como a entrada é gratuita, não tem a impressão de ingressos e a acomodação nas poltronas é livre. Mais informações pelo telefone (16) 3977-8111.

O 89º Concerto da USP-FILARMONICA “Candido Portinari e a Música” é uma realização da USP, com apoio da Fundação D. Pedro II e do Projeto Portinari do Rio de Janeiro.

Serviço

 

Concerto “Candido Portinari e a Música”

Data: 28/11

Horário: 20h30

Local: Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370

Entrada franca

Programa

Antônio Carlos Gomes (Campinas, 1836 – Belém, 1896)

Quem sabe – modinha 

Mozart Camargo Guarnieri (Tietê, 1907 – São Paulo, 1993)

Ponteio nº 45 

Zequinha de Abreu (Santa Rita do Passa Quatro, 1880 — São Paulo, 1935)

Branca – valsa 

Francisco Mignone (São Paulo, 1897 – Rio de Janeiro, 1986)

Congada – do Lundum editado por Martius 

Antonio Passarelli (Castel Ruggero em Salerno, Itália, 1889 – Birigui, 1967)

O Biriguiense – dobrado – arranjo de José Gustavo Julião de Camargo 

Jorge Galati (Pizzo em Catanzaro, Itália, 1885 – Marília, 1968)

Saudades de Matão – valsa sertaneja 

Anônimo brasileiro do século XIX

Moreninha – modinha – arranjo de Rubens Russomanno Ricciardi 

Radamés Gnattali (Porto Alegre, 1906 – Rio de Janeiro, 1988)

Divertimento para marimba e cordas 

Claudio Santoro (Manaus, 1909 – Brasília, 1989) com poemas de Vinícius de Moraes (Rio de Janeiro, 1913-1980) e arranjos de Rubens Russomanno Ricciardi

Ouve o silêncio

Acalanto da Rosa 

Rubens Russomanno Ricciardi (*Ribeirão Preto, 1964)

Menina paulista – poema de Lucília Junqueira de Almeida Prado (primeira audição)

Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 1887-1959)

Trenzinho do Caipira das Bachianas Brasileiras nº 2 – poema de Ferreira Gullar 

César Guerra-Peixe (Petrópolis, 1914 – Rio de Janeiro, 1993)

Mourão – versão com sopros e percussão por Rubens Russomanno Ricciardi

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -