Home » Lazer e Cultura » Theatro Pedro II recebe mezzo-soprano Carla Rizzi e a orquestra USP-Filarmônica na próxima semana

Theatro Pedro II recebe mezzo-soprano Carla Rizzi e a orquestra USP-Filarmônica na próxima semana

Apresentação acontece a 11 de setembro, terça-feira, às 20h30, com entrada gratuita

A USP-Filarmônica apresenta sua séria mensal de concertos USP / Theatro Pedro II, na próxima semana, dia 11 de setembro, uma terça-feira, às 20h30. Concerto terá repertório variado, com árias de óperas como Habanera e Seguedilla, da ópera Carmen,de Bizet e a abertura La Forzadel destino, de Verdi, passando por obras de compositores brasileiros como Cláudio Santoro, Mário de Andrade e Heitor Villa Lobos, e canção dos Beatles.A entrada é livre e gratuita.

A orquestra recebe como convidados a cantora mezzo-soprano, Carla Rizzi (do Coral do Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e Gustavo Silveira Costa (professor da FFCLRP-USP), solista de viola caipira, sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi. Haverá também a participação especial do Coral da UNESP de Franca e Jaboticabal,sob regência de Rafael Andrade (ex-aluno da FFCLRP-USP).

A noite do concerto será aberta com o madrigal Moro, lasso, al mio duolo, de Carlo Gesualdo, príncipe de Venosa (ca.1560-1613), obra prima maneirista, transição do Renascimento para o Barroco, de caráter bastante experimental para a época.A obra de Gesualdo tem adaptação para quinteto de metais por Rubens Russomanno Ricciardi (2016).Em seguida será executada a Abertura (1862) da ópera La forza del destino de Giuseppe Verdi (1813-1901).

Com participação da mezzo-soprano Carla Rizzi, solista convidada, a USP-Filarmônica interpreta a canção Amor em Lágrimas, do compositor Cláudio Santoro com poema de Vinícius de Moraes, e nova orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi, parte do projeto comemorativo ao Centenário de Santoro, em 2019, com a íntegra das canções para canto e piano de Santoro e Vinícius de Moraes, agora em versões para canto e orquestra.

Outras obras do programa são Viola quebrada (São Paulo, 1926) com melodia e letra de Mário de Andrade (1898-1945), agora numa versão sinfônica recém composta por Rubens Russomanno Ricciardi para canto popular e viola caipira solistas. Esta versão contempla letra e melodia originais de Mário de Andrade, de acordo com seu autógrafo, depositado no Instituo de Estudos Brasileiros da USP. Também com viola caipira solista teremos versão inédita de Cantiga (1931) das Bachianas Brasileiras nº 4 de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), executada por Gustavo Silveira Costa (professor da FFCLRP-USP), premiado violeiro e violonista ribeirãopretano.

O Coral da UNESP de Jaboticabal apresenta Eleanor Rigby (Liverpool, 1966) de John Lennon (1940-1980) & Paul McCartney (*1942), com arranjo para coro a cappella por Paul Hart (*1945). A USP-Filarmônica encerra a noite com Habanera Seguidilla (Paris, 1875), árias da ópera Carmen, de Georges Bizet (1838-1875).

Este é o 106º concerto da USP-Filarmônica, pela sua séria mensal Concertos USP / Theatro Pedro II em uma realização do Departamento de Música da FFCLRP-USP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

O Theatro Pedro II está localizado no quarteirão paulista de Ribeirão Preto, na rua Álvares Cabral, 370, centro. O concerto é gratuito, sem impressão de convites. Mais informações pelo telefone (16) 3977-8111.

Serão realizados outros dois concertos com mesmo repertório, nos dias 12 e 13 de setembro, em São Carlos, às 20h30, no Teatro Municipal “Alderico Vieira Perdigão” e em Jaboticabal, às 20h, no Ginásio Municipal de Esportes “Alberto Bottino”.

106º Concerto da USP-Filarmônica

Série mensal Concertos USP / Theatro Pedro II

Data: 11/09, terça-feira

Horário: 20h30

Local: Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370, centro

Entrada franca

 

Comente

Deixe uma resposta