Home » Lazer e Cultura » SKAFANDROS ORKESTRA LANÇA NOVO DISCO NO SESC RIBEIRÃO

SKAFANDROS ORKESTRA LANÇA NOVO DISCO NO SESC RIBEIRÃO

Segundo álbum do grupo, Fubah mistura o balanço do ska jamaicano e a música afro-brasileira e apresenta uma sonoridade original e vibrante

O Sesc Ribeirão recebe no dia 21 de junho, quinta-feira, às 20h30, o show de lançamento do disco Fubah, segundo trabalho do grupo brasileiro de ska instrumental Skafandros Orkestra. O álbum apresenta a banda, formada por 11 músicos, com uma sonoridade rica e vibrante, promovendo a mistura do ska jamaicano com a música afro-brasileira.

Com repertório totalmente autoral, o novo disco estabelece um diálogo de ritmos brasileiros, como o ijexá, jongo, frevo, coco e maracatu, com o ska, gênero musical gestado na Jamaica, no final da década de 1950, a partir da fusão de sonoridades caribenhas, como o mento e o calipso, com o jazz e rhythm and blues.

Formada em 2011, em Campinas (SP), e composta por 11 músicos, a Skafandros Orkestra é conhecida por promover a ligação entre o Brasil e Jamaica, com destaque para rica estrutura harmônica, rítmica e orquestral de sua sonoridade.

O primeiro disco do grupo foi lançado em 2013. Intitulado Train to SkaVilla, o trabalho propunha um diálogo entre a linguagem e o ritmo do ska jamaicano e as composições do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.  O álbum definiu bem os rumos musicais que a banda seguiria. A elaboração e o tratamento orquestral com formação instrumental e a influência de estilos musicais brasileiros e suas possíveis mediações com o ska são referências do som do grupo.

Esse processo foi aprofundado com o mergulho dado pelos músicos da Skafandros na obra de outros grandes criadores da música popular brasileira, como Moacir Santos e Dorival Caymmi, o que resultou em um DVD de um show ao vivo do grupo. A partir de 2016, os músicos foram mais longe na busca por um original ska instrumental brasileiro.

Da vivência e formação em rítmica e percussão afro-brasileira com o percussionista Chico Santana, nasceram as composições inspiradas no balanço do ska com toques dos tambores de jongo, na cadência ritmada do coco, nos atabaques do candomblé de ketu, como ijexá e o alujá, e no calor do frevo, que deram origem ao novo disco Fubah. Essa nova fase do grupo trouxe o percussionista Cris Monteiro para a banda e promoveu a troca do teclado pela sanfona de Edu Guimarães. Receita de mais brasilidade para o som da Skafandros Orkestra.

Com essa nova estética nas composições e arranjos o grupo encontrou o nome certo para dar a liga ao trabalho. Victor Rice, renomado baixista e produtor de Nova York radicado no Brasil, aficionado pela sonoridade jamaicana dos anos 60 e 70, foi responsável por gravar e mixar o disco Fubah.  Rice fez parte de grandes bandas do gênero ska e já produziu outros inúmeros grupos, como New York Ska-Jazz Ensemble, Stubborn All-Stars, The Scofflaws, Slackers, Pietasters, Easy Star All-Stars, entre tantos. No Brasil, já mixou discos da Céu, Karina Buhr, Anelis Assumpção e João Donato. Com Elza Soares venceu o Grammy Latino com o álbum A Mulher do Fim do Mundo.

É esse trabalho que marca a nova fase da Skafandros Orquestra e que chega ao Sesc Ribeirão Preto com a turnê de lançamento do disco Fubah e torna o som do grupo inconfundível e original dentro do panorama do ska instrumental.

SERVIÇO

SHOW

LANÇAMENTO DO CD FUBAH DA SKAFANDROS ORKESTRA

Dias 21/06, quinta-feira, 20h30.

Local: Galpão. 400 lugares.

Classificação: 16 anos.

Grátis.

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

 

Sesc Ribeirão Preto

Rua Tibiriçá, 50, Centro

Assessoria de Imprensa

(16) 3977-4461

Comente

Deixe uma resposta