Home » Lazer e Cultura » Simone Moraes apresenta mostra individual “desabrochar de um modo ou de outro”

Simone Moraes apresenta mostra individual “desabrochar de um modo ou de outro”

Artista visual expõe no Palace 1922, em Ribeirão Preto, trabalhos produzidos nos últimos cinco anos, a partir de diferentes procedimentos artísticos

Instalações, desenhos, site specific, registros de performances e outras ações artísticas, criadas pela artista visual Simone Moraes ao longo dos últimos cinco anos, estarão em exposição no Palacete 1922, em Ribeirão Preto, a partir do dia 01 de novembro.

“desabrochar de um modo ou de outro” é uma mostra individual com trabalhos da artista Simone Moraes, com curadoria de Galciani Neves, e vai além da tradicional exposição de arte em um museu ou galeria.

O projeto propõe uma residência artística de Simone Moraes, que transfere para o espaço do Palacete 1922 seu ateliê durante o período da mostra, que fica em cartaz até o dia 08 de dezembro. Estimulando a interação criativa com os visitantes, promove oficinas e conversas abertas ao público com a participação de artistas que são referência para a pesquisa de Simone.

Natural de Ribeirão Preto, com pesquisa e obra artística desenvolvidas entre Goiás e São Paulo, a artista tem em sua investigação vestígios de paisagens, estruturas orgânicas, coletas e expedições em ambientes naturais, produzindo um trabalho de resgate de memória. Dessa pesquisa resultam formas, repetições e sobreposições de diversos materiais, que se desdobram em objetos, intervenções, colagens, desenhos e fotografias, que estarão em exposição em Ribeirão Preto.

Para dar ao público a dimensão de como sua obra é desenvolvida, a mostra apresenta essa interface sensível, proposta pela artista entre os procedimentos de produção artísticos e as muitas paisagens e ecossistemas habitados por Simone Moraes. Durante o tempo de duração do projeto/exposição, a artista dará continuidade às suas pesquisas no ambiente do Palacete 1922. Receberá em seu ateliê, transferido para Ribeirão Preto, os visitantes que queiram experimentar processos criativos para criar em conjunto.

“A curadoria da mostra pensou essa residência artística como uma grande instalação. O ambiente do Palacete 1922, suas portas, pisos, vitrais, sua memória, a resistência desse patrimônio, tudo interfere nas obras que estão expostas, criando uma experiência diferente de uma exposição feita em uma galeria ou museu, pensados como um cubo branco”, explica Simone Moraes.

Conversas e oficinas abertas ao público

A programação da mostra conta também com uma curadoria de Valquiria Prates, que promove ações para o público, realizando conversas e oficinas com os artistas e pesquisadores Renata Cruz, Simone Moraes, Jorge Menna Barreto e Malu Eleuterio.

Realizado em parceria com o MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi e com o apoio do Palacete 1922, o Projeto/Exposição “desabrochar de um modo ou de outro” tem a expografia assinada por Nilton Campos. O design gráfico da exposição é feito pelos artistas e designer Fernanda Porto e Filipe Acacio. O projeto também colocará à disposição dos visitantes uma publicação com o catálogo das obras expostas no Palacete 1922 e informações educativas.

Mais Informações, inscrições para as conversas e oficinas e agendamentos de grupos com o MARP pelos telefones (16) 3635 2421 / 3941 0089 e pelo e-mail [email protected]


Serviço
Projeto/Exposição “desabrochar de um modo ou de outro” de Simone Moraes
De: 01 de novembro a 08 de dezembro
Visitação da exposição: de quarta a sábado, das 11h30 às 17h30.
Indicação: livre
Entrada: gratuita
Local: Palacete 1922 (Jorge Lobato)
Endereço: Rua Álvares Cabral, 716, Ribeirão Preto-SP.
Informações: (16) 3635 2421 / 3941 0089

Comente

Deixe uma resposta