Home » Lazer e Cultura » Secretaria da Cultura alcança resultados positivos em 2018

Secretaria da Cultura alcança resultados positivos em 2018

Manutenção de eventos tradicionais no calendário do município e realização de mais de 4 mil oficinas culturais marcam a atuação da pasta

A Secretaria de Cultura tem ampliado a oferta de oficinas culturais e trouxe de volta vários eventos a Ribeirão Preto. Também vem trabalhando na recuperação dos museus e na reforma de importantes espaços públicos culturais, entre eles o Teatro de Arena.

Um dos esforços da pasta é a manutenção dos tradicionais eventos do calendário festivo do município, a exemplo do Encontro Nacional de Folia de Reis, Carnaval com desfiles de blocos, afoxés e maracatus, Caminhada do Calvário, Feira Nacional do Livro e o Arraiá de Solidariedade.

Além destes tradicionais eventos, a Secretaria da Cultura liderou a organização das festividades dos 162 anos de Ribeirão Preto, ao promover atividades de diferentes linguagens artísticas gratuitas à população, o que levou 1.545 ribeirão-pretanos aos parques municipais.

Outro destaque cultural em 2018 foi a realização de novas edições dos festivais culturais como o Tanabata e o de Cultura Caipira. O primeiro teve um público de 17 mil pessoas e o segundo trouxe cinco mil pessoas ao Morro do São Bento em outubro.

Ainda, a pasta valorizou os eventos religiosos, a exmplo da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em que registrou a participação de 50 mil pessoas. Já a programação do Natal de Ribeirão Preto, a secretaria em parceria com a ACIRP e Sincovarp realizaram a chegada do Papai Noel.

Oficinas culturais

Os Centros Culturais ofereceram oficinas gratuitas em quatro unidades. Neste ano, foram 4.549 oficinas para diversas faixas etárias, incluindo terceira idade. O público total atendido foi de 21.194 participantes. Já nas 526 atividades de difusão cultural, foi registrado um público de 11.687 pessoas.

Teatros

A Seção de Teatros recebe propostas para compor a agenda do Teatro Municipal. De fevereiro a novembro deste ano, recebeu 184 produções artísticas. Teatro, humor, dança e música reuniram 42.801 pessoas.

 

Comente

Deixe uma resposta