InícioLazer e CulturaRibeirão Preto recebe 26º Encontro Nacional de Folia de Reis

Ribeirão Preto recebe 26º Encontro Nacional de Folia de Reis

- continua após a publicidade -

Para comemorar um dos eventos mais tradicionais do Brasil, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura, realiza no próximo dia 28 de janeiro, o 26º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto, na praça José Rossi, na Vila Virgínia, das 9h às 21h. A expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas.

As festividades começam com a Celebração da Santa Missa, seguida pela cerimônia da bênção das bandeiras de Reis. Logo em seguida começam as apresentações musicais que se estendem durante todo o dia com cerca de 45 Companhias de Reis.

“O Dia de Reis, comemorado no dia seis de janeiro, é quando as Companhias retornam as casas com suas bandeiras, após longa peregrinação, atendendo os devotos que os recebem para pagar suas promessas. Preocupadas em preservar essa cultura popular de fé e tradição, as Companhias de Reis criaram Encontros pelo o Brasil para resgatar e valorizar suas tradições”, explica a responsável pelo Encontro, Carminha Rezende.

Uma das mais tradicionais comemorações da cultura popular folclórica, a Folia de Reis celebra de maneira diferente o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos, reunindo milhares de devotos e voluntários.

O homenageado deste ano será o Eurípedes Pereira da Silva, mais conhecido como Sapinho. Carminha explica que a homenagem é merecida, pois durante anos ele tem colaborado com a organização do Encontro, sendo seu “braço direito”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Folia de Reis

É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Possui caráter religioso e faz parte do ciclo natalino, quando são feitas as comemorações do nascimento de Jesus com festejos populares como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Serviço

26º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto

Data: 28 de janeiro
Horário: das 9h às 21h
Local: Praça José Rossi, Bairro Vila Virgínia

Programação do evento:

9h – Celebração da Santa Missa pelo padre Alexandre de Souza, da paróquia Nossa Senhora da Penha, com a cerimônia da bênção das bandeiras de Reis.

11h – Início das apresentações das Companhias de Reis e Congadas;

17h – Encenação do Grupo de Teatro de Reisado, com direção da Carminha Rezende;

21h – Encerramento.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -