Home » Lazer e Cultura » Programação especial de férias atrai centenas ao Bosque e Zoológico

Programação especial de férias atrai centenas ao Bosque e Zoológico

Atividades educativas e ambientais e recreações lúdicas agitam e movimentam o período de férias da criançada

As manhãs e tardes têm sido muito divertidas com as férias escolares no Bosque e Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto. Vários grupos de crianças participam das atividades da programação especial do mês de julho. Elas fazem visitas monitoradas pela trilha do Jequitibá e aprendem mais sobre o bioma mata-atlântica.

“O bosque tem recebido em média mil pessoas por dia por causa da programação especial de férias. Em dia normal o espaço recebe no máximo 200 visitantes”, conta o biólogo Vinicio Biagi Pecci.

Segundo ele, o bosque é um fragmento de mata-atlântica em nossa cidade muito rico em biodiversidade por conservar várias espécies e manter a interação com os animais

foto divulgação

As perobas da Casa da Ciência, por exemplo, são árvores majestosas com mais de 300 anos e medem 25 metros de altura. O tema deste ano das férias escolares no Bosque é “Bugios, o som que vem das florestas”.

A área dos primatas está com uma novidade. “Os visitantes podem ouvir e comparar os sons dos animais selvagens como bugios, leões e porco do mato. No final estão aptos a reconhecer qual é espécie”, explica.

A sobrevivência do bugio está ligada à preservação das áreas de florestas. Ele é nativo da nossa região e 80% da alimentação dele vem das folhas das árvores e o restante de frutas”.

Outra atração em forma de brincadeira, são as sombras de alguns primatas que a pessoa precisa identificar qual é?

A estação dos répteis também é um dos pontos de visitação do público. Com o tema “Do medo ao respeito”, o espaço foca em questões como o controle natural de roedores pelas serpentes. “O trabalho das cobras ajuda no equilíbrio dos ecossistemas”, explica Vinício.

O bosque tem cerca de 800 animais silvestres, além daqueles de vida livre como bugios, cutias, lagarto teiú, pavões e várias espécies de aves (são mais de 100 espécies de aves de grande porte e centenas de pequeno porte).

O horário de funcionamento das estações de educação ambiental é 10h às 12h e das 14 às 16h, sempre as quartas, quintas e sextas-feiras. No final de semana, o local abre apenas para a visitação normal das 9 às 17h.

Comente

Deixe uma resposta