InícioLazer e CulturaOrquestra Sinfônica comemora 161 anos de Ribeirão Preto com apresentação gratuita

Orquestra Sinfônica comemora 161 anos de Ribeirão Preto com apresentação gratuita

- continua após a publicidade -

Em 2017, Ribeirão Preto completa 161 anos e, em sua homenagem, a Orquestra Sinfônica, administrada pela Associação Musical de Ribeirão Preto (AMRP), realizará um espetáculo inesquecível e gratuito no Theatro Pedro II, no dia 10 de junho (sábado), às 20h30, durante a Feira do Livro. A apresentação conta com a parceria da Fundação Dom Pedro II e da Fundação do Livro e da Leitura, e patrocínio da Construtora Pacaembu.

“Por meio de parcerias como essa, a Sinfônica atinge positivamente um número maior de pessoas e aumenta a visibilidade do seu trabalho. É uma forma inteligente de difundir a música de orquestra e, ao mesmo tempo, captar o apoio de que tanto precisamos para nossos projetos”, explica Silvio Contart, presidente da AMRP. 

De acordo com o maestro Reginaldo Nascimento, o repertório inclui obras-primas da música clássica e também traz a alma da música popular brasileira orquestrada. Cada peça foi escolhida levando em consideração um aspecto a ser homenageado. 

A abertura será com “Os Mestres Cantores de Nurenberg”, de Richard Wagner, em memória de Max Bartsch, fundador e primeiro presidente da OSRP, passando Strauss, Tchaikovsky, Offenbach, Verdi e Puccini, que lembrarão as companhias de espetáculo que vinham à cidade no início do século XX, a comunidade russa e os bailes glamourosos na Sociedade Recreativa. Os coros e árias de ópera celebram as grandes produções musicais feitas até hoje, além dos imigrantes italianos e chineses que ajudaram a construir o município. 

“O público deve esperar muita emoção, pois o programa irá dialogar com suas lembranças particulares e coletivas, ora evocando a nostalgia, ora a apreciação de algo que possa ser novo.  Será um concerto memorável”, reforça Nascimento. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Dos mestres brasileiros, os espectadores se encantarão com as Bachianas Brasileiras nº 2 “O Trenzinho do Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, homenageado também pelos seus 130 anos, a “Congada”, de Francisco Mignone, com toda sua influência africana, e “Aquarela do Brasil”, samba de Ary Barroso que fechará a apresentação em grande estilo.

“O Theatro Pedro II reafirma sua indissolúvel parceria com a Sinfônica, sendo o nosso palco o cenário perfeito para suas apresentações. São duas grandes histórias que se juntam, dois orgulhos para nós ribeirão-pretanos: comemorar o aniversário de nossa cidade com a presença da Orquestra”, explica Mariana Jabali, presidente da Fundação Pedro II. 

Já a parceria entre a OSRP e a Feira do Livro é tradicional e, neste ano, tem caráter ainda mais especial. Segundo Adriana Silva, presidente da Fundação do Livro e da Leitura, “a Orquestra é um símbolo da nossa cultura, que merece toda a atenção, companheirismo e cooperação no fazer cultural, por conta de sua  importância no cenário e pela qualidade musical oferecida. Para nós é muito importante essa apresentação, que engrandece o calendário das atividades culturais da Feira do Livro.” 

A retirada gratuita dos ingressos tem início uma (1) hora antes do espetáculo, na bilheteria do Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, nº 370, Centro).

Serviço:

Concerto em Homenagem ao Aniversário de Ribeirão Preto

Data: 10/06/2017 (sábado) 

Local: Theatro Pedro II (Rua Álvares Cabral, nº 370, Centro, Ribeirão Preto/SP)

Horário: 20h30

Ingressos: gratuitos (retirar com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro)                                           

Classificação: 12 anos

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -