InícioLazer e CulturaMarp comemora aniversário com mostra de gravuras do MAM

Marp comemora aniversário com mostra de gravuras do MAM

- continua após a publicidade -

Dando continuidade às comemorações dos 25 anos do Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp) Pedro Manuel-Gismondi, o museu apresenta a mostra “Clube de Gravura”, do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, com obras dos artistas Albano Afonso, André Komatsu, Antonio Manoel, Arthur Luiz Pizza, Ernesto Neto, Fabrício Lopes, Laura Lima, Leon Ferrari, Marcelo Moschetta, Nazareth Pacheco, Nino Cais, Sérvulo Esmeraldo, entre outros.

Desde 1986, o Clube de Colecionadores de Gravura do MAM cumpre o objetivo de fomentar o colecionismo brasileiro ao permitir que um grande número de interessados possa se associar e adquirir trabalhos de arte, incentivando também a produção artística. Em todos esses anos, o Clube viabilizou a execução de projetos especiais desenvolvidos por artistas convidados e, simultaneamente, ampliou o acervo do MAM.

Segundo Felipe Scovino, curador do Clube de Colecionadores de Gravura do MAM de São Paulo, “O Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) recebe uma seleção consistente do Clube, revelando a produção dos seus últimos sete anos. É admirável que o Clube também acompanha e incentiva as variáveis que o termo gravura passou a ter ao longo da história. E essa exposição é exemplar para que essa ideia de experimentação se torne aparente”.

“Com mais de 150 obras produzidas ao longo de sua existência, o Clube também promove um panorama consistente e abrangente da arte produzida no país, criando aproximações estéticas entre artistas de distintas regiões e gerações. Reforçar a durabilidade e qualidade de um programa artístico no Brasil é um ato importante visto que ações dessa magnitude são raras no campo cultural nacional. Difundir o colecionismo é um ato importante já que para além da oportunidade do público ter acesso a obras de artistas de indubitável qualidade, esse tipo de ação, em especial, ajuda o MAM São Paulo a manter suas atividades de pesquisa, curadoria e extensão, além de permitir que o seu acervo seja ampliado”, completa Scovino.

Sobre o Clube de Colecionadores do MAM São Paulo:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Criado em 1986, com o objetivo de incentivar o colecionismo e viabilizar a realização de projetos de obras múltiplas por artistas contemporâneos, o Clube de Colecionadores do Museu de Arte Moderna de São Paulo tem produzido peças que hoje estão inseridas nas mais importantes coleções do país, incluindo a do próprio MAM. Renomados artistas brasileiros, como Regina Silveira, Nelson Leirner, Waltercio Caldas, Cildo Meireles, Daniel Senise, Hércules Barsotti, Antonio Henrique Amaral, Athos Bulcão, Marepe, Leon Ferrari, Rodrigo Andrade e Edith Derdyk, Ester Grinspum, Iole de Freitas fazem parte dessa importante coleção.

Em 2000, durante a gestão de Tadeu Chiarelli, o MAM criou o Clube de Colecionadores de Fotografia, já contando desde o início com grandes nomes da arte brasileira, como Bob Wolfenson, Romulo Fialdini, Cristiano Mascaro, Rochelle Costi, Thomaz Farkas, Fernando Lemos, Lucia Koch, Caio Reisewitz, Odires Mlászho, Lenora de Barros, Cao Guimarães e Luiz Braga, Rosângela Renno, Eustáquio Neves, Delson Uchôa, Hirosuke Kitamura, Breno Rotatori e Nelson Leirner, Anna Bella Geiger, Waltércio Caldas  entre outros.

Os curadores dos Clubes convidam a cada ano, cinco artistas que realizam projetos exclusivos. Os sócios recebem ao longo do ano, cinco obras de tiragem limitada.

Exposição “Clube de Gravura”, do MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo | MARP 25 ANOS

Abertura da exposição: dia 29/09, às 20h30.

No MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, piso térreo.

Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP.

Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 12h às 18h.

Obs. Nos dias 12, 13 e 14/10 o Museu não estará aberto ao público.

Permanência da exposição até 27/10/2017.

Realização MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo em parceria com o MARP.

Apoio ArtQuality Chenue do Brasil.

Informações no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grandes redes fecham em março, mais de 800 lojas e quebradeira afeta pequenos e médio provocando milhares de desempregados

Não só lojas de comercio como lojas Bahia, dia, Carrefour, Marisa, OI, mas dezenas de agencias bancarias e industrias como Ford, JBS, Usiminas, Braskem, Coteminas fechando milhares postos de trabalho.

🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

🍔🎉 Novo McDonald’s na Zona Sul de Ribeirão Preto! 🎉🍟

A cidade de Ribeirão Preto recebe mais um motivo para comemorar com a inauguração do 13º restaurante McDonald's no município.

🎬 Sessão Especial “Kung Fu Panda 4” para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na UCI RibeirãoShopping! 🐼

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UCI em parceria com o RibeirãoShopping prepara uma sessão especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou hipersensibilidade sensorial.

🏡 CASACOR Ribeirão Preto retorna em cenário histórico! 🎉

Na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontecerá em uma das primeiras casas modernistas da cidade, localizada na Avenida Costábile Romano
- PUBLICIDADE -