InícioLazer e CulturaLustre Gota D’água passará por manutençãoLustre Gota D’água passará por manutenção

Lustre Gota D’água passará por manutençãoLustre Gota D’água passará por manutenção

- continua após a publicidade -

Para encerrar os trabalhos de limpeza, manutenção e reparos do Theatro , terceiro maior teatro de ópera do Brasil, começa nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, às 9h30, a manutenção do lustre de cristal “Gota D’água”, obra de arte de Tomie Otake, uma das maiores artistas plásticas brasileiras.

Para a limpeza e manutenção da obra, que encerra os trabalhos de preservação do teatro, é preciso todo o cuidado e a realização de uma operação que leva cerca de três dias, desde a retirada do lustre para limpeza, troca de lâmpadas e restauro até ser novamente içado até o teto.

 

“É muito gratificante saber que estamos contribuindo para preservação do Theatro Pedro II com a limpeza e manutenção do lustre concebido pela Tomie, importante artista que trouxe uma linguagem contemporânea para este patrimônio. Essa limpeza simboliza que o Theatro está pronto para o início da temporada”, disse Mariana Jábali, presidente da Fundação Dom Pedro II.

A chefe de limpeza do espaço, Nilza Ferreira Nascimento, explicou como é importante manter o local organizado para o início dos espetáculos.

“Durante o ano, devido à grande quantidade de espetáculos, existem lugares que não conseguimos limpar. Por isso, agora em janeiro, pegamos para limpar todos esses detalhes, como iremos fazer com o lustre”, afirmou.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O mês de janeiro, por não ter apresentações, é dedicado para a realização de limpeza, manutenção e reparos em todo o Theatro Pedro II, tombado como Patrimônio Cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), para possa ser preservado e ter mantidas todas as suas características.

Os serviços realizados são a limpeza de todo o prédio, aspiração e calafetação do palco, reparos das varas de iluminação, varas cênicas, trocas de lâmpadas do equipamento de iluminação, serviços de marcenaria, restauração de pintura e boca de cena, manutenção hidráulica, revisão do sistema elétrico, entre outros serviços.

Lustre de Cristal

Desenhado pela arte de Tomie Otake, o lustre de cristal “Gota D’água” é coberto por uma cúpula de gesso estrutural, com a fixação de lâmpadas especiais que fazem suas luzes passarem por entre os recortes, criando um efeito escultural único.

Com 1,4 mil quilos, o lustre tem 2,7 metros de altura por 2,2 metros de largura e possui mais de 80 lâmpadas, que serão todas trocadas nesta segunda-feira, quando o lustre começa a passar pelo serviço de manutenção.

Serviço

Limpeza do lustre de cristal “Gota D’água”

Data: 28 de janeiro, segunda-feira

Horário: às 9h30

Local: Theatro Pedro II

Endereço: Rua Álvares Cabral, nº 370

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Funcionário é Morto a Tiros e Tem Cabeça Decepada no IJF, em Fortaleza 😱

Um funcionário do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23), dentro da unidade de saúde, e teve sua cabeça decepada. O crime chocou funcionários e pacientes do hospital

🎤 AMESLARI Retorna aos Palcos com Novo Álbum “The Void”! 🎤

O cantor e compositor AMESLARI, uma das jovens revelações do pop rock, está de volta aos palcos! Após o lançamento do seu segundo álbum, "The Void", ele se apresentará no Bar Dom Pedro, em Ribeirão Preto

🎵 O Show do Ano no Ribeirão Rodeo Music – Estrutura Surpreendente! 🎵

O Ribeirão Rodeo Music impressionou o público neste ano com sua infraestrutura diferenciada, tanto dentro quanto fora da arena.

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...
- PUBLICIDADE -