InícioLazer e CulturaExposição no MARP abre atividades de aniversário de Ribeirão Preto

Exposição no MARP abre atividades de aniversário de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

As atividades em comemoração aos 161 anos de Ribeirão Preto continuam nesta sexta-feira, dia 2 de junho, com o “Programa Exposições”, que chega a sua 15ª edição.

Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, o Programa seleciona projetos em âmbito nacional para duas exposições a serem realizadas no MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi).

As inscrições para participar do Programa foram realizadas no início do ano. Esta é a primeira exposição de 2017 e a segunda acontece no final de setembro. O “Programa Exposições” irá receber artistas de várias cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Jacareí, Aparecida de Goiânia, entre outras.

O diretor do MARP, Nilton Campos, falou sobre quando o Programa foi criado e como são escolhidos os artistas.

“Ao criarmos o “Programa Exposições”, pensamos em democratizar a inscrição de artistas para exposições no museu. O processo de seleção do programa ele tem um caráter um pouco mais curatorial, levando em conta a relação entre as obras e o espaço físico, possibilitando uma leitura mais dinâmica do publico”, afirma Nilton.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O MARP é um espaço que incentiva a produção e difusão da cultura em Ribeirão Preto, para atingir uma representatividade cada vez mais expressiva no âmbito das artes visuais, além de projetos que visem à formação e discussão de arte, como palestras, bate-papos, workshops e acompanhamento da produção artística.

Bate-Papo

Tradicionalmente, o MARP realiza um bate-papo com a população na manhã seguinte à abertura de exposição, no dia 3 de junho, às 10h, com os artistas que participam da primeira edição do “Programa Exposições”.

“Essa oportunidade de trazer artistas de fora para expor em Ribeirão Preto, faz a população ter mais contato com a produção atual de arte, tantos dos artistas locais, quanto nacional. Uma exposição que já é tradição e o bate-papo permite que a população tenha um contato mais próximo com os artistas”, explica Nilton.

MARP

O prédio onde está instalado o MARP foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. O Baile inaugural da Sociedade Recreativa aconteceu em 31/12/1908.

Em 1956, a antiga sede da Sociedade Recreativa, após reforma efetuada pela Prefeitura, passa a ser ocupada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Após uma grande reforma, é inaugurado em 22 de dezembro de 1992, o MARP. Com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura, obras do SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto) e do SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, como o conjunto de obras dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla, e também promover a recuperação do acervo. Em 2000, o MARP recebeu o nome de Pedro Manuel-Gismondi.

Serviço

Programa Exposições

Local: Marp

Endereço: Barão do Amazonas, nº 323

Período da mostra: 2 de junho a 7 de julho

Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e feriados (exceto segundas-feiras e domingos), das 12h às 18h

Informações: (16) 3635–2421 ou 3941–0089

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -