InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana promove a 1ª Semana do Imigrante Italiano

Casa da Memória Italiana promove a 1ª Semana do Imigrante Italiano

- continua após a publicidade -

Com o objetivo de celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro, a Casa da Memória Italiana preparou uma agenda especial de atividades. Intitulada como 1ª Semana do Imigrante Italiano, a ação contará com a exibição de filme, visitas à instituição e exposição.

“As temáticas são direcionadas para compreender o diálogo cultural que a imigração italiana provocou no Brasil, destacando suas heranças e o reflexo das memórias no país e no povo”, diz Alice Registro, gestora-executiva da Casa da Memória Italiana.

A programação inicia com a palestra As causas da imigração italiana para o Brasil, ministrada por Octávio Verri Filho. Pesquisador e responsável pela Plataforma Verri, ele dissertará sobre o contexto histórico da Itália durante a emigração. O longo percurso político, artístico e cultural do país serão analisados e refletidos por diversas perspectivas, momentos e causas.

Na quarta-feira (20), às 19h30, a atração será o longa-metragem O Quatrilho, de Fábio Barreto. Escolhida para contextualizar a vida do imigrante no começo do século XX, a trama, baseada no romance homônimo de José Clemente Ponezato, apresentará ao espectador a história de dois casais vivendo em uma comunidade rural italiana no Rio Grande do Sul, o que gera uma reflexão sobre a influência das entradas de estrangeiros no Brasil. Durante o evento, a instituição disponibilizará pipoca e refrigerante para o público.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A agenda continua com a abertura da exposição Imigração Italiana, no Novo Shopping, em 22 de fevereiro. Em parceria com a Sociedade Dante Alighieri, a mostra exibirá painéis sobre o percurso dos viajantes. Ainda, a Casa da Memória Italiana destacará o conhecimento dos ofícios em marcenaria, arte e decoração dos italianos. Alice destaca que “a inauguração da exposição contará com apresentação do Coro Memorie D’Italia, que entoará tradicionais canções tradicionais italianas”. 

Quinta-feira e sábado, 21 e 23 de fevereiro, respectivamente, serão os dias para apreciar a Casa da Memória Italiana. As visitações serão uma viagem para década de 1920 e os interessados descobrirão diferentes ambientes decorados, aprenderão sobre a história de Ribeirão Preto, dos moradores e dos italianos da região. A ação será mediada pelos educadores da instituição.

“A 1ª Semana do Imigrante Italiano ainda promoverá com um jantar especial, uma parceria entre a Casa da Memória Italiana e O Pastifício. Será uma experiência gastronômica tipicamente italiana para os interessados, mas os ingressos já estão esgotados”, finaliza Alice.

 

Serviço:

1ª Semana do Imigrante Italiano

 

Palestra – As causas da imigração italiana para o Brasil

Data: terça-feira, 19 de fevereiro

Horário: 19h30

Local: Casa da Memória Italiana

Endereço: Rua Tibiriçá, 776 – Centro – Ribeirão Preto – SP

 

Exibição – O Quatrilho

Data: quarta-feira, 20 de fevereiro

Horário: 19h30

Local: Casa da Memória Italiana

Endereço: Rua Tibiriçá, 776 – Centro – Ribeirão Preto – SP

 

Exposição – Imigração Italiana

Data: 22 de fevereiro a 10 de março

Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h

Local: Novo Shopping

Endereço: Av. Pres. Kennedy, 1500, Ribeirânia

 

Visitação – Casa da Memória Italiana

Data: quinta e sábado, 21 e 23 de fevereiro

Horário: às 15h; 10h e 11h, respectivamente

Local: Casa da Memória Italiana

Endereço: Rua Tibiriçá, 776 – Centro – Ribeirão Preto – SP

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Funcionário é Morto a Tiros e Tem Cabeça Decepada no IJF, em Fortaleza 😱

Um funcionário do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23), dentro da unidade de saúde, e teve sua cabeça decepada. O crime chocou funcionários e pacientes do hospital

🎤 AMESLARI Retorna aos Palcos com Novo Álbum “The Void”! 🎤

O cantor e compositor AMESLARI, uma das jovens revelações do pop rock, está de volta aos palcos! Após o lançamento do seu segundo álbum, "The Void", ele se apresentará no Bar Dom Pedro, em Ribeirão Preto

🎵 O Show do Ano no Ribeirão Rodeo Music – Estrutura Surpreendente! 🎵

O Ribeirão Rodeo Music impressionou o público neste ano com sua infraestrutura diferenciada, tanto dentro quanto fora da arena.

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...
- PUBLICIDADE -